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Postmortem: Christmas ClickerImprimir
Escrito por Gaz Games

Christmas Clicker é um clicker game desenvolvido pela Gaz Games para comemorar o Natal de 2013. Neste jogo você ajuda Papai Noel a fazer presentes e a melhorar sua fábrica para atender a crescente demanda de presentes de natal.


Objetivo

O objetivo desse jogo de fim de ano, além de seguir com a tradição que começou com o game “A noite dos duendes” 3 anos atrás, é confraternizar e contribuir de algum jeito com o espirito natalino dos gamers. E o jeito que a Gaz Games, enquanto desenvolvedora de jogos, encontrou para isso não poderia ser diferente do que um jogo comemorativo no tema natalino. Este é o terceiro jogo em três anos consecutivos que fazemos comemorando o natal, o que virou mais do que uma tradição da Gaz Games.

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Iniciativa

Decidimos que clicker game seria a mecânica ideal para nosso jogo natalino deste ano no final de Outubro e já no início de Novembro iniciamos o desenvolvimento do Christmas Clicker. Optamos por desenvolver este game com uma equipe reduzida e em um curto período de tempo, pois o lançamento previsto foi para o início de dezembro. Trabalharam na equipe um

  • gerente de projetos: Ivan Lobato,
  • o programador: Cesar Olímpio,
  • um game designer: Raoni Dorim,
  • um modelador 3D: Evandro Ferreira
  • e comunicação João Rodrigues.

Contamos com as ideias e apoio de toda a equipe da Gaz Games que se prontificou para acertar e aparar as arestas do aplicativo na fase de testes. Além disso, tínhamos o objetivo de lançar o jogo no dia 1 de dezembro, para que o jogo tivesse
tempo de cativar alguns usuários até as festividades de natal, para que não perdesse o foco sazonal que permeia toda sua arte.

O jogo


O jogo precisava ser simples, cativante, colorido e de rápido desenvolvimento e que nos proporcionasse diversão no desenvolvimento.

Durante o Brainstorm, surgiu a ideia de adotarmos a mecânica de “Clickers". Trata-se de uma recente proposta de mecânica de jogos casuais. São jogos divertidos, que possuem uma vasta capacidade evolutiva, atrai diversos público e é totalmente adaptável à qualquer temática artística. Outro ponto interessante destes jogos é a característica de serem jogos totalmente voltados para o mercado de celulares e dispositivos móveis. Exatamente o que a Gaz Games precisava para este projeto natalino.

No Christmas Clicker o jogador deve ajudar o Papai Noel na produção dos presentes. Clicando no presente ao centro da tela para coletar mais presentes, o objetivo e coletar o maior número de presentes possível, além de adquirir todos os power-ups e upgrades disponíveis, que te ajudam a coletar mais presentes.

Personagens

Dentre essas opções de upgrades existem algumas que produzem presentes sem a necessidade de clicar na tela, aumentando ainda mais a produção de presentes e possibilitando a aquisição de mais melhorias, iniciando assim um ciclo viciante e divertido de gerenciamento de recursos e coleta de presentes. Assim o jogador ajuda o Bom Velhinho a melhorar a fábrica de presentes, contratando ajudantes e comprando maquinário, para fazer cada vez mais presentes e tornar este natal inesquecível.

O jogador deve também ficar atento aos presentes especiais, que são disparados ao soar de um sino, coletando estes presentes, se ganha pontos extra.

Este jogo de mecânica aparentemente simples, acaba se tornando um desafio muito envolvente e divertido. Você tem muito feedback sobre a evolução do jogo, o que motiva os jogadores a clicarem mais para crescer. Sem falar no Ranking de Presentes Global, que proporciona competição e motivação entre os jogadores.

Concept

Dificuldades


O desenvolvimento do jogo foi relativamente rápido, levando cerca de um mês. Depois de uma bateria de testes ajustamos o jogo com tranquilidade para proporcionar uma experiência interessante para nossos jogadores. A maior dificuldade, foi desenvolver o jogo para dispositivos móveis e multi-plataforma, ou seja, distribuir o jogo na maior parte de smartphones possíveis.

Esse foi, com certeza, o maior aprendizado do projeto. A limitação de processamento de alguns celulares e tables foi maior do que se imaginava, sem falar de outras peculiaridades de cada Sistema Operacional no qual distribuímos o Christmas Clicker (IOS, Android e Windows Phone 8), e o cuidado que deve se tomar com o posicionamento das interfaces gráficas e botões, levando em consideração que o jogo iria ser disponibilizado para aparelhos com vários tamanhos de tela. Tomamos o cuidado com os ajustes em todas as etapas do desenvolvimento para que o jogo fosse exibido da melhor forma possível nas diferentes plataformas.

Atualmente o aplicativo está funcionando muito bem em todos os dispositivos testados. Nossa equipe está orgulhosa do resultado e com todo o aprendizado que este projeto proporcionou. Estamos ansiosos para o Natal de 2014.

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Link para a Play Store:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.GazGames.ChristmasClicker
Link para a iTunes:
https://itunes.apple.com/us/app/christmas-clicker/id779605248
Link para a Windows Phone Store:
http://www.windowsphone.com/pt-br/store/app/christmas-clicker/a2f69771-70f4-46a9-b1f0-9f4bb47502d3
Página do Christmas Clicker no Facebook:
https://www.facebook.com/christmasclicker
Página da Gaz Games no Facebook:
https://www.facebook.com/gazgames
Site da Gaz Games:
http://www.gazgames.com.br/


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