Ponto V!

Home Mercado Post Mortem Post Mortem do A-Maze-ing mouse
Thiago Meirelles Ventura
Post Mortem do A-Maze-ing mouseImprimir
Escrito por Thiago Meirelles Ventura

O A-Maze-ing Mouse foi desenvolvido pela Pankeka Games. Esta empresa produz jogos para desktop, internet e já havia lançado um game para a plataforma iOS, o Zigball (que alcançou o segundo lugar na AppStore brasileira em sua categoria). O desenvolvimento deste novo jogo tinha como objetivo final alcançar um sucesso igual ou maior ao Zigball.

Comentando um pouco sobre o jogo, ele é um puzzle que exige do jogador atenção e agilidade para atingir as melhores pontuações. A história é que um camundongo sofreu um acidente enquanto voava com seu avião, e agora ele terá que achar peças auxiliares para reconstruí-lo. O problema é que as peças estão em um local que possui vários obstáculos, sendo um desafio encontrar todas as peças sem acabar em uma ratoeira, explodido em uma mina ou achatado com uma rocha.

O jogo foi desenvolvido para a plataforma iOS, ou seja, para iPhone, iPod Touch ou iPad.

Iniciando o projeto

Tudo começou com um campeonato de desenvolvimento de jogos que resolvemos participar. Não havia nenhuma premiação no campeonato, era apenas um incentivo para o desenvolvimento de games. Nesse campeonato que criamos o conceito do jogo que, na época, seria desenvolvido em J2ME.

Versão antiga do jogoInfelizmente novas prioridades surgiram. E como o contest não tinha premiação, resolvemos paralisar o projeto e dedicar o nosso tempo a outros jogos. Então nós não chegamos a finalizar o jogo em J2ME, apesar de estar quase finalizado.

Um bom tempo depois, começamos o desenvolvimento para a plataforma iOS. Nessa época tivemos a ideia de utilizar os conceitos do antigo jogo em J2ME. E assim começou o projeto do A-Maze-ing Mouse.

Desenvolvimento

A primeira ação no novo projeto foi verificar o que poderia ser aproveitado do antigo projeto em J2ME. Felizmente conseguimos aproveitar uma das partes mais importantes e trabalhosas do projeto: a geração de mapas.

O conceito deste jogo não permite que os mapas sejam criados previamente, porque nesse caso o jogador poderia decorar os caminhos corretos e, assim, sempre conseguir os melhores tempos, perdendo a diversão do game. Então todos os mapas são criados no momento do loading, gerando novos mapas para cada partida, tornando única a experiência do jogador toda vez que ele inicia um novo jogo.

Versão clássica do jogoO algoritmo para gerar esses mapas não é algo simples. Deve se ter a preocupação de nunca gerar caminhos sem saída, ser flexível para suportar qualquer número de ratoeiras e caminhos que o level designer necessitar e, principalmente, se preocupar com a dificuldade progressiva no decorrer das fases. Então quando percebemos que poderíamos aproveitar esse algoritmo no novo projeto, ficamos bastante contentes.

Sobre as tecnologias utilizadas, na programação utilizamos a linguagem Objective-C, a IDE Xcode e o framework Cocos2D. Para a arte foi utilizado o Adobe Illustrator e o Photoshop. A parte dos sons foi terceirizada, contratamos o ótimo Rodrigo Nepomuceno.

Novas funcionalidades

Nós poderíamos ter lançado o jogo com pouco tempo de desenvolvimento. Mas decidimos melhorar a versão antiga (J2ME) para aproveitar melhor os recursos dos dispositivos iOS. A principal mudança foi a adição de novos modos. Anteriormente teríamos apenas um único tipo de jogo (hoje chamado "Clássico"), mas na nova versão decidimos adicionar mais 4 modos de jogo: blackout, rochas, minas e triplo (uma junção dos outros três).

Versão blackoutVersão minas Versão rochas

Além dos novos modos de jogo, adicionamos integração com o game center (recordes e achievements), com o iCloud, com as redes sociais e demos suporte a tela retina (iPhone e novo iPad)

Comercializando

Na nossa opinião, nós não teremos muito lucro se colocarmos um aplicativo pago na AppStore brasileira. Então preferimos deixar o aplicativo gratuito e monetizar o produto com propagandas e compras internas (In-app purchases).

Um ponto importante nesse projeto foi uma nova forma das In-app purchases. Nós permitimos que o jogador teste o item da compra antes de realmente efetuar a compra. Então assim ele pode experimentar o item antes de fazer a sua decisão. Provavelmente adotaremos essa ideia nos nossos próximos jogos.

Projeto futuro

Já estamos trabalhando em uma nova versão do A-Maze-ing Mouse. Atualmente ele está apenas na língua portuguesa, mas já estamos fazendo a tradução para o inglês.

Também queremos fazer uma maior integração com o Facebook, utilizando o Facebook Scores e Achievements desta rede social.

Uma funcionalidade maior seria a implementação de um modo Multiplayer, no qual duas ou mais pessoas disputariam em um mesmo mapa qual é o mais rápido para achar as peças do seu avião.

Mais informações

Link para baixar o jogo: http://itunes.apple.com/br/app/a-maze-ing-mouse/id475552460?mt=8

Site do jogo: http://www.ammouse.com

Twitter da empresa: @pankekagames

Site da empresa: http://www.pankekagames.com.br

E-mail para contato: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.


Comentários (2)
  • Neto  - Interessante
    avatar

    O jogo parece bem legal. Pena que brasileiro não tem mania de comprar as coisas que ele usa (softwares). Preferem ckack e virus a um soft original ou free. Fazer o que né ? parabens pelo jogo, sucesso pra vocês!

  • Thiago Ventura
    avatar

    Infelizmente isso é verdade. Por isso já estamos trabalhando na versão internacional. Estamos confiantes de que lá fora teremos uma maior receita do que aqui no Brasil.

    E obrigado pelos parabéns :)

Escrever um comentário
Your Contact Details:
Gravatar enabled
Comentário:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch::(:shock:
:X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):S:!::?::idea::arrow:
Security
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
LAST_UPDATED2  

Busca

Linguagens

Twitter