Ponto V!

Home Mercado Post Mortem Postmortem – Soccer Tab
Fernando Albuquerque
Postmortem – Soccer TabImprimir
Escrito por Fernando Albuquerque

Neste Postmortem Fernando Albuquerque explica como foi o desenvolvimento de seu game, o Soccer Tab, na plataforma Android.

A ideia do jogo

Soccer tabAssim que eu terminei meu primeiro jogo (Speed Down) eu tive a ideia de fazer um outro jogo para Android. Eu queria fazer um game de futebol de botão, com uma jogabilidade dinâmica, um tipo de mistura de jogo de futebol com air rockey. Entretanto tinha mudado de emprego, estava querendo me dedicar ao novo trabalho e não coloquei em prática a minha ideia do jogo. Até que então, certo dia, eu entrei no Android Market para ver se existia um jogo do tipo que eu queria desenvolver. Eu vi que existia um jogo desse estilo, o pocket soccer, um jogo com mais de 1 milhão de downloads e depois eu baixei o jogo button football que simula uma partida tradicional de futebol de botão, ele também tem um número expressivo de downloads.

O pocket soccer é um jogo legal. É um jogo bem feito que usa a AndEngine, que é uma engine de game que vem integrada com a Box2D, a engine de física usada no Angry Birds. O jogo também tem um bom visual, mas eu não gostei muito da jogabilidade. O jogo também não permite escolher times, só seleções, e não tinha uma opção para jogar um contra o outro, usando dois devices, via bluetooth, wifi ou online.

Já o football button é outro jogo que também usa AndEngine. Tem um visual legal, mas tambem não gostei da jogabilidade, ele só permite jogar com seleções e também não tinha uma opção para jogar de dois via bluetooth ou wifi. Então eu pensei: talvez seria uma boa oportunidade de criar um jogo de futebol de botão para Android, onde os jogadores pudessem jogar com seleções, ou os times das principais ligas da Europa ou do Brasil, que a jogabilidade fosse mais divertida e que também pudesse ser jogado em 2 dispositivos via bluetooth. Eu estava com minhas noites disponiveis para programar, ja estava estabilizado no meu novo trabalho, o desejo de programar para Android voltou.

Desenvolvimento

Como eu trabalho 7 horas por dia, eu só teria as noites para desenvolver o jogo. Eu dediquei de segunda a sexta das 19:00 até 23:00 para fazer o jogo, claro que alguns dias eu tinha outros compromissos e não cumpria bem esses horários, demorei 4 meses para terminar o jogo.

Meu maior desafio foi fazer todo o jogo sem usar nenhuma Engine. Eu vi alguns posts na internet que mostravam como fazer cálculos de colisões de círculos e eu pensei que poderia implementar a engine sozinho. Eu subestimei um pouco meu trabalho, mas no final das contas, eu consegui fazê-lo. Calcular a direção do disco após bater na trave, foi algo difícil para se fazer, não achei muito material, eu consegui fazer uma implementação que ainda demanda de melhorias. Outro desafio foi fazer o replay do gol, eu vi que nesses jogos de botoes do android, nenhum deles permitia visualizar o replay do gol, achei que seria uma feature legal para o jogo. A maioria dos programadores tem problema de fazer design de telas e comigo não foi diferente, tive de pegar tudo da internet. Usei também o GIMP para manipular algumas imagens do jogo. A único componente que eu integrei no jogo foi o scoreloop que me permitiu que o jogo disponibilize um score online para os jogadores

Retorno

Eu não pensava em ganhar dinheiro com esse jogo, mas apos ler o blog de http://droid-blog.net/, vi que o proprietario do blog, um desenvolvedor independente da Alemanha chegava a ganhar 4k dólares por mês de propagandas AdMod e com essa noticia eu comecei a me animar a usar AdMod no meu jogo. Fiquei tão animado que atualizei também meu primeiro jogo, o speed down para que ele tivesse programas do AdMod. Eu não pensava em ganhar 4k, se eu tivesse um retorno de 100 dólares por mês eu ficaria feliz, Mas o fato é que depois de 20 dias usando admod, minha receita é de apenas 5 dólares :). Muito pouco, mas esse resultado é compreensível devido que o jogo é novo e independente, por isso, o numero de downloads do jogo ainda é baixo (1200 downloads). Na minha visão, para alguém ter uma receita acima de 500 dólares por mês com um jogo ou app no android market, ele deverá ter pelo menos 100k downloads, algo que não é fácil. Por enquanto, para mim, está valendo mais a pena catar papelão na rua do que ganhar dinheiro no Android Market, espero que isso mude um pouco no futuro, apesar que meu principal objetivo não seja financeiro com os jogos.

Em relação ao retorno a respeito da jogabilidade, eu venho recebendo um bons feedback das pessoas que jogam, e o score online do jogo mostra que muitas pessoas estão jogando com uma boa frequência. Apesar algumas pessoas me falarem que o jogo seria mais legal se fosse no estilo de futebol de botão, com cada jogador fazendo uma jogada por vez.


Tela do game Descrição do time

Pontos a melhorar

Existem muitos pontos que o jogo pode melhorar, mas como principais pontos, eu destacaria o cálculo de colisão entre a bola e a trave, vou precisar da ajuda de um físico para resolver esse problema, a arte do jogo, melhorar o menu principal e a performance do jogo multiplayer via bluetooth.

Ainda existe um delay muito grande quando o soccer tab e jogado entre dispositivos com resolução muitos diferentes, como pode ser visto no video abaixo, onde o soccer tab é jogado entre um tablet galaxy tab 10.1 e celular galasy S. Esse delay é devido um bug difícil de se resolver da minha engine. Quando se faz um cálculo de colisão de dois discos, também se deve levar em consideração a resolução da tela, para que o botões possa se movimentar na mesma velocidade em diferentes resoluções, em outras palavras, se eu efetuar movimentos iguais em 2 dispositivos, o tempo que o disco deve bater no topo tem que ser igual para todos tipos de resoluções. Isso é um problema para quem desenvolve para android, saber gerenciar diferentes resoluções, por isso eu tenho uma teoria que diz que quando a apple laçar um novo iphone com uma tela maior ou menor, muitos games vão se "quebrar", porque eles não foram feitos levando em consideração isso.

Eu preferi não escrever um post muito longo com muitos detalhes para ficar mais rápida a leitura, mas quem tiver alguma duvida de como eu fiz uma determinada feature do jogo, pode fazer um comentário que poderei explicar de forma mais detalhada. Também ficarei bem feliz caso você queira dar alguma sugestão nos comentários sobre como melhorar o jogo.

Video do jogo


Comentários (5)
  • Vitor Almeida da Silva  - Parabéns.
    avatar

    Parabéns Fernando: fazer e terminar um jogo é muito difiícil (principalmente nas horas vagas).

    Eu também cheguei a utilizar o AdMob (em aplicativos iPhone) mas não obtive muita receita (fatores diversos).

    Pra ajudar, eu documentei a algum tempo alguns dos problemas e dicas que tenho trabalhando com jogos para iPhone (a MyPlay Mobile): http://www.vsoftgames.com/site/articles/view/41 (bem no estilo que você escreveu, mais ou menos um postmortem de alguns jogos), pode ajudar o pessoal.

  • Gustavo Arantes Guidetti  - SOBRE JOGOS
    avatar

    Cara meu sonho é fazer jogos,gostaria de montar uma empresa especializada em jogos....

  • fernando albuquerque  - Obrigado Vitor
    avatar

    Olá Vitor ,eu li seu post, ele é bem interessante. Realmente desenvolver nas horas vagas é dureza. Eu gostaria de ter mais tempo para desenvolver projetos mais complexo. Boa sorte com seus futuros projetos.


    Mas a respeito do adMod, o jogo soccer tab nao está gerando uma grande receita, mas meu outro jogo speed down estava me dando um dinheirinho que já pagava uma das minha contas do final do mês. Mas em termo de retorno financeiro o appStore me parece ser bem melhor.

    Uma observacao do meu post, o link para meu primeiro jogo speed down está "quebrado". Porque O google retirou ele por conta de quebra de direitos autorais. Eu usava uma sprite image de um personagem do one piece, e a empresa japonesa mandou um email para google solicitando a retirada do jogo. Eu achei um pouco estranho, porque existe varias aplicacoes no android market com o tema do one piece. Talvez o motivo seja que ele estava com um bom numero de downloads (500 downloads por dia em media). Eu vou retirar as images spriter com o tema do one piece e republicar o jogo com outro nome.

  • Paulo Vinicius Wolski Radtke
    avatar

    Oi Fernando, se você teve problema por apenas um sprite com um jogo que começou a chamar a atenção, se prepare para acontecer o mesmo com o seu jogo de futebol de botão. Os outros jogos que você falou usam apenas seleções por questão de licenciamento. Se você usar nomes de clubes e jogadores verdadeiros, temo que a hora que começar a ter download para dar algum dinheiro, devem pedir para retirá-lo do ar. Porque com a grana de licenciamento que a EA e a Konami pagam para seus jogos de futebol, alguém em algum momento vai olhar para o seu :(.

    Troque o nome dos times para ficar engraçado, ainda mais se não fizer diferença no jogo em si, isto é, se a dificuldade de jogar com o Real Madrid for a mesma coisa que jogar contra c seleção da Coréia do Norte.

  • fernando siqueira
    avatar

    Ola Paulo Vinicius Wolski Radtke,

    Voce tem rezao, se meu jogo comecar a ter um bom numero de downloads eu acho que ele vai ser removido tambem. Quando eu tiver um tempo eu voltar fazer algumas alteracoes para evitar esse problema. Eu estava pensando eu fazer algo parecido com eliffoot para android, mas eu ja desistir por causa dos direitos autorais. obrigado pela dica.

Escrever um comentário
Your Contact Details:
Gravatar enabled
Comentário:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch::(:shock:
:X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):S:!::?::idea::arrow:
Security
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
LAST_UPDATED2  

Busca

Linguagens

Twitter