Ponto V!

Home Mercado Eventos Grupo de desenvolvedores independentes brasileiros é premiado em concurso internacional de desenvolvimento de jogos
Vinícius Godoy de Mendonça
Grupo de desenvolvedores independentes brasileiros é premiado em concurso internacional de desenvolvimento de jogosImprimir
Escrito por Vinícius Godoy de Mendonça

Grupo de desenvolvedores independentes brasileiros é premiado em concurso internacional de desenvolvimento de jogos, Global Game Jam.

Um time brasileiro de desenvolvedores acaba de ser nomeado um dos ganhadores do concurso de renome internacional Global Game Jam, em sua edição 2011.
O concurso aconteceu nas 48h entre sexta-feira e domingo passados, dias 28, 29 e 30 de janeiro, simultaneamente em todo o mundo. Neste concurso, é revelado um tema (neste ano, o tema foi “extinção”), e os grupos de desenvolvedores têm 48 horas para desenvolver um jogo completo sobre o tema.



O grupo, composto de Pedro, Amora, Rafael e Irene (da http://studiominiboss.blogspot.com/ ), Henrique Manfroi (da http://www.sulistas.com/ ), Rodrigo Monteiro (do http://higherorderfun.com/ ) e Karen (da http://blogs.vortexgamestudios.com.br ), com a colaboração de Felipe, Vinicius e Fernando, participou da Global Game Jam pela PUC-PR, desenvolvendo o jogo à distância, de um apartamento em São Paulo.

O jogo desenvolvido pelo grupo é o já aclamado Planetary Plan C, disponivel para download gratuito no site http://www.globalgamejam.org/2011/planetary-plan-c . Em menos de 3 dias, o jogo já conta com mais de 11 mil views no seu site oficial.

Dentre os 1500 jogos desenvolvidos no mundo inteiro, o jogo brasileiro foi nomeado pela editora européia gamesauce como um dos 10 melhores. O post da nominação está no site http://gamesauce.org/news/2011/02/02/gamesauce-challenge-announces-global-game-jam-winners/ .

Esta é a primeira vez que um jogo brasileiro é premiado em uma global game jam.

Imagem do jogo.

Procura por patrocínio

O recebimento do prêmio, que não envolve dinheiro, e a participação no evento de premiação só se fazem de direito se pelo menos um participante do grupo puder estar presente na Casual Connect Europe, evento realizado anualmente na Alemanha.

Caso não possa fazer a viagem, o jogo brasileiro perderá o prêmio, que será assim repassado para um próximo grupo na lista de espera.

O grupo está à procura de interessados em patrocinar a ida de representantes para o evento, a fim de receber o prêmio e figurar no evento de premiação.
O contato para os interessados neste patrocínio é pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

ATUALIZAÇÃO (04/02): A PUCPR irá patrocinar a busca do prêmio. Veja a matéria completa aqui.

ATUALIZAÇÃO: (07/02): Conforme noticiou em seu site a Jera Software também apoiou a ida dos integrantes à Global Game Jam.

Press release oficial, fornecido pela própria equipe.


Comentários (10)
  • Marcos Koga  - Parabéns!
    avatar

    É muito legal ver que brasileiros estão se destacando dentre os melhores do mundo na questão de desenvolvimento de jogos =D

    Por favor, alguém que possa dar patrocínio invistam neles, pois essa pode ser uma bela oportunidade para que olhe melhor para o potencial brasileiro no desenvolvimento de jogos!

  • Leonardo  - Parabéns
    avatar

    Parabéns para o grupo! B)
    Eu também fiquei entre os 10 melhores no último Ludum Dare, que é uma competição semelhante ao GGJ (mas não é em grupo). Uma pena que não ganhei reconhecimento de ninguém por isso... :(
    Enfim, é bom ver que estão se dando bem. Uma pena que não pude participar deste GGJ, graças ao meu emprego (odeio trabalhar no fim de semana!).

  • Vinícius Godoy de Mendonça
    avatar

    Legal Leonardo. Conte conosco para divulgar coisas desse tipo. :)
    Nós sempre apoiamos os desenvolvedores independentes.

  • wander  - trabalho
    avatar

    gostaria de saber se tem grupos independentes que gostariam de ajuda em criação de jogos, mais nao e ajuda financeira e sim ajuda na hora de produzir os jogos . vlw tambem quero entrar neste ramo.

  • JEFFMOR
    avatar

    Gostaria de parabenizá-los pelo prêmio e por colocarem o Brasil novamente em destaque nessa área.
    Trabalho na Jera Software www.jera.com.br e temos uma área para desenvolvimento de Jogos.

    Enviei um email para ver as possibilidades de ajudar

  • Mauricio Cunha  - Interessante...
    avatar

    É interessante ver que os jogos premiados ou mencionados sao todos 2D, quem investiu tempo e esforço produzindo para 3D não necessariamente teve um reconhecimento à altura.

    Bom, mas critérios e julgamento são de cada um ...
    Exemplo de modelo feito na GGJ: http://tinyurl.com/6buukhm

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Oi Mauricio,

    ao meu ver o objetivo do concurso é avaliar os jogos e sua jogabilidade, o meio para se desenvolver fica a critério de cada um.

    Se fossem ser avaliadas as ferramentas então ao meu ver deveriam restringir isso nas regras do concurso, algo como: apenas 2d, apenas 3d, etc.

    A minha equipe, por exemplo, foi uma das poucas (e se bobear a unica) a ter desenvolvido em C (não em C++), comparado com quem usou flash tivemos muito mais trabalho, mas não acho que isso deva influenciar na nossa avaliação, pois foi uma escolha nossa e o que importa mesmo é o resultado final.

    Abraços

  • Diego
    avatar

    Bem legal, parabéns à equipe toda! Tô baixando agora pra ver como é.

  • Christian
    avatar

    O mais incrível é o trabalho artístico deles.
    Dei uma olhada nos outros jogos e dos que vi o mais bonito era esse, a musica também é ótima.
    O outro projeto no blog deles demonstra que tem potencial e talento de sobra para se destacar no mundo de indie games.

  • Nelson  - re: o.O
    avatar
    Leonardo Escreveu:
    Parabéns para o grupo! B)
    Eu também fiquei entre os 10 melhores no último Ludum Dare, que é uma competição semelhante ao GGJ (mas não é em grupo). Uma pena que não ganhei reconhecimento de ninguém por isso... :(
    Enfim, é bom ver que estão se dando bem. Uma pena que não pude participar deste GGJ, graças ao meu emprego (odeio trabalhar no fim de semana!).

    HA! HAA! o assunto aqui não é vc de novo.

Escrever um comentário
Your Contact Details:
Gravatar enabled
Comentário:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch::(:shock:
:X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):S:!::?::idea::arrow:
Security
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
LAST_UPDATED2  

Busca

Linguagens

Twitter