Ponto V!

Home Mercado Carreira Como criar Jogos Eletrônicos
Bruno Crivelari Sanches
Como criar Jogos EletrônicosImprimir
Escrito por Bruno Crivelari Sanches

É muito comum ver em fóruns ou até mesmo por aqui iniciantes perguntando como criar um jogo ou entusiastas empolgados perguntando por onde começar para criar seu projeto dos sonhos. Neste artigo espero desmistificar alguns pontos, esclarecer vários detalhes sobre a criação de jogos e tentar mostrar opções por onde começar neste universo tão vasto. Este artigo tem como enfoque principal os programadores ou aspirantes a programadores de jogos, mas pode ajudar artistas e designers com algumas dicas valiosas.

Para começar o futuro desenvolvedor deve entender o que é um jogo: um jogo é um software, como qualquer outro existente no seu computador. O bloco de notas é um software, o Windows é um software, etc. Um software é criado por profissionais chamados de programadores, que assim são chamados por “programarem” o computador para fazerem aquilo que desejam. Para se criar um software um programador utiliza uma linguagem de programação, que (tirando algumas exceções) é uma linguagem escrita para que o programador entenda (alguns nem tanto) e que ele pode através uma outro software, chamado de compilador transformar isso numa linguagem que o computador, ou mais precisamente, a CPU do seu computador consiga entender.

O programador geralmente se dedica apenas a criar o software do jogo, mas um jogo é formado por muito mais que um software, temos também a arte, imagens, sons, roteiro, etc. Esse conteúdo adicional é criado por outros profissionais: artistas, roteiristas, designers, etc. É perfeitamente possível que uma única pessoa cuide de todo conteúdo de um jogo, mas atualmente isso é bem raro de ocorrer devido a complexidade dos jogos atuais. Assim, todos estes profissionais trabalham em conjunto e geralmente são de certa forma coordenados pelo game design do jogo, que diz aos programadores o que eles vão precisar criar para dar vida ao jogo, aos artistas que personagens deveram desenhar, ao time de som que sons vão ter que gravar ou produzir e assim todo esse material vai sendo “juntado” e no final temos o que chamamos de jogo.

Existem mais profissionais envolvidos nessa cadeia produtiva, como, por exemplo, os testadores que vão ajudar a garantir que tudo isso funcione e atinja os padrões de qualidade exigidos pelo mercado e pelas empresas envolvidas. O mais importante aqui é notar a diferença entre programação e produção.

Iniciando o Projeto

Agora que já temos uma noção melhor do que é um jogo e de como ele é feito, podemos começar a pensar em fazer um projeto de jogo. A maioria das pessoas que querem fazer um jogo geralmente já tem um esboço mental do que seria seu jogo perfeito, algumas até possuem uns rabiscos num papel sobre o jogo e uma ou outra já possuem todo um projeto definido e documentado.

Se você tem uma ideia do que vai ser seu jogo e quer construir essa ideia, então gaste um tempo esboçando essa ideia no papel ou num documento eletrônico. Expresse ali um roteiro para seu jogo, detalhes de como ele vai funcionar e assim no final você vai ter algo bem próximo de um documento de “Game Design”, que alguns chamam de a bíblia do jogo.

Não tenho o interesse de discutir aqui os méritos de ter ou não um documento ou um projeto sobre o jogo, mas vejo grandes vantagens em ter no “papel” ao menos uma lista de metas para o projeto.

A partir deste ponto, já acho que temos que começar a separar os interesses, ou seja, definir exatamente o que você deseja realmente fazer e para isso não poderia deixar de citar o artigo: “Então você quer fazer jogos?”, leitura fundamental para continuarmos essa discussão, então antes de continuar é melhor ler e definir qual seu futuro papel nesse mundo.

Terminou de ler o artigo? Ótimo, senão volte lá e leia. Se quer ser um designer de jogos, a má notícia é que você vai precisar procurar a ajuda de programadores e talvez de artistas também, sem eles o seu projeto não vai evoluir muito. Pois você vai precisar um software de um jogo para poder colocar suas ideias em prática. Alguns game designers geralmente tem bastante facilidade na área de modelagem e demais áreas de arte, então pode ser que para um projeto pequeno você consiga suprir as necessidades de arte para seu jogo, mas vai ser mais difícil conseguir suprir as de programação. A boa notícia é que você com apenas um papel e caneta pode já sair esboçando as suas idéias e quem sabe convidar um amigo programador para comer uma pizza e discutir a viabilidade das suas idéias com ele?

Se quer programar, a boa notícia é que a principio você pode fazer bastante coisa sozinho sem precisar de outros profissionais, pois dependendo de como for criar seu jogo você vai programar muito tempo sem precisar de artes complexas, o problema é que muitos programadores ficam muito entretidos refinando seus softwares e, no final, nunca conseguem terminar um jogo, a maioria se diverte com apenas isso, mas se você quer mesmo terminar um jogo, muito cuidado com para não entrar nesse ciclo vicioso.

Para alguém que queira apenas modelar ou criar arte para um jogo, sugiro fortemente que procure um projeto em andamento e se ofereça para ajudar, existem inúmeros projetos pela internet a fora e certamente muitos deles procuram artistas. Outra ótima opção é verificar se aquele seu jogo favorito não disponibiliza as ferramentas para criação de Mods, que podem ser muito proveitosos.

Colocando o pé no chão

Sendo direto: uma pessoa sozinha certamente não vai conseguir fazer o próximo super FPS e concorrer com Crysis, F.E.A.R. ou qualquer outro jogo desse nível. Muito menos vai conseguir fazer seu próprio MMORPG e competir com o WoW. Isso é tão improvável quanto alguém construir seu próprio foguete, voar até lua e trazer de volta algumas pedras para dar de presente a namorada.

Se nunca fez nada parecido com um jogo na vida, comece por algo simples, pode ter certeza que vai ter bons resultados num tempo relativamente curto e vai lhe ajudar a ver melhor os problemas que vai enfrentar numa produção em maior escala. E por algo simples estou dizendo algo como Pac-Man, Tetris, Arkanoid, etc. Eu sei que para a maioria estes não passam de jogos chatos e velhos, mas ilustram e ajudam um futuro desenvolvedor a vivenciar em pequena escala os mais diversos problemas da área. Por acaso alguém aqui conhece algum piloto de 747 que para aprender pilotar comprou um desses, ligou as turbinas e tentou decolar? Ou algum dentista que tentou tratar dos dentes de algum parente ou do cachorro? Apesar que esse ultimo exemplo alguém já deve ter ouvido falar Smile.

A questão é: tentar como primeiro projeto construir algo gigante e magnifico certamente só vai levar a frustração e a criação de muitas piadas pela internet a fora.

Agora que acredito eu você já possui em mente um pequeno projeto que possa usar para aprender os conceitos básicos e a praticar as técnicas, vamos começar então a pensar nas ferramentas.

Escolhendo uma Linguagem de Programação

O primeiro passo para se começar a construir um jogo geralmente é definir uma linguagem de programação a usar no projeto e isso sempre gera uma grande polêmica. Para começar, a maioria dos jogos de computador e de vídeo games como XBox 360, PSP, PS3, Wii são feitos usando-se C e C++, acredito que hoje maior parte deva ser em C++, mas existe muita coisa feita em C. Uma pequena parcela dos jogos para Xbox 360 são feitos com C# utilizando XNA. No caso dos computadores a maior parte parece ser feita em C++ e depois uma outra parcela bem menor em C# e XNA.

No caso do iPhone a maior parte parece ser Objective-C com C e C++, outros aparelhos costumam utilizar Java. Dai sempre surge a questão: devo usar C? C++? Java? C#? A minha resposta é: utilize a linguagem que lhe parecer mais fácil ou que você já conheça. Quer usar Python? Ótimo! Certamente existem ótimas bibliotecas para se fazer um jogo em Python, sem falar que a maioria das bibliotecas famosas criam interfaces para várias linguagens.

A escolha da linguagem para um iniciante na minha visão só deve levar em conta as plataformas que ele pretende atingir, ou seja, não vale a pena, por exemplo, querer fazer um jogo em Objective-C se quer fazer um jogo para Windows ou Linux, ou então usar C# e XNA se quer fazer um jogo para plataformas não Microsoft, apesar que certamente existem alternativas open source para todos esses casos, como, por exemplo, o monoxna.

A maioria das discussões sobre qual linguagem usar acabam em argumentos do tipo: “X é mais rápido que Y” ou que “X é mais fácil que Y”. Para mim ambos argumentos são muito contestáveis e para um iniciante ou um primeiro projeto isso não faz diferença.

A questão de uma linguagem ser mais rápida para outra rende uma bíblia apenas sobre isso, existem sim situações que linguagens superam as outras, mas na questão do desempenho, as diferenças não são muito absurdas, ainda mais no caso de um projeto caseiro ou um pequeno projeto. Mesmo utilizando uma das linguagens mais lentas do planeta, vai ser muito difícil um pequeno projeto esbarrar no seu limite de desempenho. Mesmo que seu jogo venha a ficar lento, é muito grande a probabilidade do seu problema ser uma falha no design do seu software ou de estar tentando fazer algo impossível no momento ou que iria exigir mesmo numa linguagem “rápida” muita dedicação e otimizações para deixar tudo com um desempenho aceitável.

Sobre uma linguagem ser mais simples do que a outra, isso depende muito da educação de cada um e do que estamos acostumados, por exemplo, é muito mais simples se programar em Java, mais certos programas básicos em C são muitos mais simples de se entender do que programas simples em Java, pois estes geralmente baseiam em construções mais simples do que seus contra-exemplos em Java.

Resumindo: experimente as linguagens que lhe sugeriram e use aquela em que você se sentir mais confortável.

A única recomendação que faço além de escolher algo fácil é também escolher a que lhe oferecer melhor documentação, não tem muita utilidade usar uma ferramenta que não é documentada, ainda mais no caso um iniciante que já sofre uma sobrecarga com uma enxurrada enorme de conhecimentos que ele deve adquirir logo de inicio.

Escolhendo uma API ou Engine

Agora que você já escolheu sua linguagem de programação e decidiu por fazer um jogo deve estar se perguntando qual API ou framework utilizar. Mas vamos começar esclarecendo o básico.

Uma API ou “Application Programming Interface” (Interface de Programação de Aplicativos) é conjunto de rotinas que um programador pode utilizar para programar uma aplicação, no caso de jogos isso geralmente quer dizer uma API que deixe o programador acessar dispositivos de hardware da maquina, como placa de vídeo, sistema de som, etc. Existem também API´s que provém serviços bem completos e simplificam muito a vida de um programador.

Um engine ou motor de um jogo é um software que basicamente gerência tudo relacionado ao jogo, cuida de movimentar e animar personagens, tocar sons, gerenciar os efeitos gráficos, etc. Assim um programador que utiliza um motor pode se focar apenas na programação dos mecanismos do seu jogo, deixando que o motor cuide dos demais detalhes para ele.

Com base nisso, podemos voltar a nossa questão original sobre qual API usar, sendo que que toda semana aparece nos fóruns:

  • Devo usar SDL ou Allegro?
  • Qual engine devo usar?
  • Qual engine é melhor?
  • Como fazer um engine?

Se decidiu-se em usar uma API e não sabe qual usar, a resposta é a mesma da questão anterior: experimente e veja qual melhor atende sua necessidade. Tem diferença de desempenho? Sim, existem, mas novamente isso não deve se tornar uma barreira para um projeto inicial. Se seu projeto é gigante e você tem um baita orçamento, então provavelmente tem gente experiente trabalhando com você que pode tomar essas decisões, certo?

Sobre os motores (ou engines) a resposta é a mesma, existem excelentes motores por ai e cada um com funcionalidades soberbas e quase todos fazem a mesma coisa, a maior diferença é no como eles fazem isso e como são documentados, então experimente e veja qual atende melhor as necessidades do jogo e não se preocupe com argumentos um tanto vagos do tipo: “X é melhor que Y” ou “X é mais rápido”.

Sobre fazer um motor eu sempre me pergunto quando vejo alguém que nunca fez nada relacionado a jogo tentando essa proeza se por acaso alguém que apenas passeou de carro na vida (nem aprendeu a dirigir ainda) seria capaz de projetar e construir um motor, apenas lendo sobre isso na internet ou quem sabe, ter feito um curso de mecânica por correspondência.

Linguagens e Bibliotecas não são Condenação

Um medo comum que também vejo nos iniciantes são comentários do tipo: “vou aprender linguagem X, gastar maior tempão e depois vou perder tudo se precisar trocar para linguagem Y”. Bom, se você apenas decorar “comandos” da linguagem ou ficar fazendo “copy & paste” de códigos da web, realmente não vai ter aprendido nada, apesar de você achar que aprendeu algo. Agora, se ao invés disso você estudou os algoritmos, entendeu o que eles fazem, entendeu como o seu software esta organizado, aprender uma outra linguagem vai ser apenas uma questão de se adaptar a uma nova sintaxe e talvez a uma nova forma de se trabalhar, mas nunca re-aprender tudo.

Um programador experiente e que realmente sabe programar pode trocar de linguagem em alguns dias. Ele não vai se tornar um expert numa nova linguagem em alguns dias, pois dependendo da linguagem pode ser preciso aprender conceitos novos e as vezes novas bibliotecas, mas a adaptação costuma ser de certa forma rápida. Inclusive já presenciei casos de desenvolvedores que trocaram de linguagem e em algumas semanas já estavam fazendo códigos tão bom ou melhores que veteranos, uma prova para mim que programar não é apenas uma questão de saber uma determinada linguagem.

A mesma analogia podemos aplicar para bibliotecas ou APIs, se você, por exemplo, esta aprendendo OpenGL e um dia resolver aprender Direct3D, vai ver que a grande maioria dos conceitos do OpenGL se aplicam ao Direct3D e vice versa, as duas API’s possuem formas diferentes de trabalhar, mas os conceitos são sempre os mesmos e para trocar é apenas uma questão de ver como uma determinada operação é feita na outra API.

Claro que nem tudo são flores, existem linguagens mais fáceis de se aprender e nesse caso trocando-se para uma linguagem mais complexa pode-se vir a ter dificuldades, mas isso não é devido ao fato do seu conhecimento da outra linguagem ser inútil, mas sim devido a nova linguagem apresentar conceitos e técnicas que você talvez nunca tenha usado antes, assim podemos dizer que você esta na verdade apenas aprendendo coisas novas enquanto já re-usa as experiências anteriores.

Consoles

Agora chegamos ao ponto e você decidiu que quer fazer seu jogo para um console, como, por exemplo o Playstation 3. Mais uma vez, indo direto ao ponto: sinto informar que você não vai. Consoles são sistemas fechados e a única forma de produzir um jogo para eles é comprando um kit de desenvolvimento do fabricante, mas para comprar o kit você precisa de autorização do fabricante. Supondo que você conseguiu e comprou o seu kit, você só vai lançar seu jogo no mercado ou até mesmo distribuir para os amigos somente se o fabricante lhe autorizar para tal. Se ele não autorizar você não tem como legalmente produzir algo.

A única exceção para isso atualmente é o XBox 360, que a Microsoft permite que se criem jogos utilizando o C# e o XNA, perceba que aqui você fica restrito a uma linguagem e a um framework, da mesma forma que ficaria no caso de qualquer outro console. Se quiser saber como criar seus jogos para Xbox 360, confira esse outro artigo.

Exceções

Claro que existem casos de sucesso que vão contra quase tudo que citei aqui, um exemplo disso é Chris Sawyer, que praticamente criou todos seus jogos sozinho, usando apenas serviços tercerizados em algumas partes, geralmente na arte, ainda por cima programou os seus jogos usando Assembly, o que hoje é bem raro de se ver sendo usado para se programar 100% de um jogo.

Outra exceção famosa e recente é Markus Persson, criador do jogo Minecraft utilizando Java (outro fato incomum) e que já esta chegando em quase 1 milhão de cópias vendidas.

Um ultimo exemplo que vou citar é o de Jonathan Blow, designer e programador do jogo Braid, grande sucesso do mundo indie, um detalhe interessante é que Jonathan é o designer e programador do jogo, mas Braid não foi seu primeiro projeto, ele já havia criado vários protótipos e além disso era um programador veterano vindo da industria.

Com base nesses exemplos vem meu ultimo conselho: sempre pesquise antes de tirar conclusões e sempre faça testes na medida do possível, assim você encontra rapidamente o que é conversa de botequim e o que é fato.

Agora chega de conversa e vá logo começar a trabalhar no seu jogo!


Comentários (175)
  • Vinícius Godoy de Mendonça
    avatar

    Muito bom. Vale lembrar que o Jonathan, do Braid, primeiro programou o jogo com uma arte rudimentar. Só em seguida ele enviou o game para dois outros artistas, que criaram uma nova cara e música.

    A wikipedia americana tem essas imagens de antes e depois da transformação, que ilustram bem a diferença do jogo:
    Antes
    Depois

    Então, complementando o ótimo artigo, é realmente uma boa fazer seu jogo com os pés no chão. Se depois ele ficar bom, você ainda poderá refina-lo e será mais fácil procurar profissionais interessados em te ajudar, com algo pronto nas mãos. ;)

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Obrigado Vinícius,

    esse antes e depois para mim é mais "arte de programador" e arte de artista :).

    Acho que foi na wikipedia que vi quando estava pesquisando sobre ele que depois do sucesso do jogo ele pagou 200.000 dolares aos artistas, devem ter feito algum acordo de royalties.

    Abraços

  • Geraldo  - Otima fonte para conhecimento
    avatar

    Primeira vez que leio um artigo que vale apena ler, é instrutivo, posso dizer que era o que eu precisava, minha área não é jogos, mas estou muito interessado, e seu artigo bateu em cheio, muito são as vezes que ficamos lapidando nosso projeto e não saímos do lugar. Em seu artigo tirei muitas dicas importantes, o que posso dizer Bruno você tem o meu respeito.

    Muito obrigado pelas informações foram muito importante!

  • Anônimo
    avatar

    Muito obrigado Geraldo! Esses comentários nos alegram e também nos ajudam a definir os conteúdos mais esperados do site!

  • Vitor Almeida da Silva
    avatar


    Muito bom o artigo Bruno.

    Simples e direto ao ponto (e com certeza as informações são verdadeiras, experiência própria :)) com ótimas dicas para o pessoal.

    Vai ajudar muita gente.

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Obrigado Vitor! Espero que seja de utilidade ao pessoal novo!

  • Demetrio Dias
    avatar

    Ótimo artigo Bruno! Uma visão geral assim é de grande ajuda pra quem está começando.

    Só acho que valeria a pena citar também as plataformas para desenvolvimento de jogos web (Flash e Silverlight por exemplo).

    Eu creio que para o pessoal que está começando são plataformas que tem muito material para pesquisa, e o desenvolvimento nessas plataformas serve tanto para que possa iniciar ficando conhecido por fazer algo criativo, como também para ganhar conhecimento em conceitos importantes no desenvolvimento de jogos.

    Parabéns pelo trabalho fantástico a você e a todos do Ponto V! :cheer:

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Obrigado Demetrio!

    Eu tentei manter o artigo um tanto neutro quanto as tecnologias, meio como um guia geral, apesar de ter focado um pouco mais em Pc desktop e consoles, acredito que as dicas no geral servem para web também.

    Não entrei em detalhes na parte web por falta de experiência com gamedev nessa área, melhor não falar nada do que falar besteira :).

  • Danny  - Correção
    avatar

    Bruno, o nome correto do autor do RollerCoaster Tycoon é Chris Sawyer, e não Chris Crawyer. :P

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Valeu Danny! Passou despercebido na revisão!

    Quando tinha escrito não lembrava corretamente o nome dele, sabia que era Chris AlgumaCoisa, dai inicialmente estava Chris Crawford, depois que fui ver as referências e dai corrigi, mas ficou o "Cra" :)

  • Marcos Vasconcelos  - Great
    avatar

    Boa, é importante pensar em um jogo como um projeto de software, onde havera varios casos e varias partes para implementar.
    Não adianta ter uma idéia super excelente que irá revolucionar o mundo e tentar jogar tudo de uma vez e nem tentar fazer sozinho.

  • emegatron  - Não ajudou!!!
    avatar

    Eu sou aquele do site PDJ, o emegatron, que quer criar um jogo mmog.
    Voçê me idicou este texto, eu o li, e não me ajudou.
    Eu quero criar um MMOG!
    Não um MMORPG.
    Caso não saiba, os dois são diferentes.
    Ok?
    Portanto eu friso a frase:
    "pior é na guerra, que morre e não enterra"

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    O texto não é uma receita de bolo sobre como criar um MMORPG, é apenas uma série de esclarecimentos sobre como criar um jogo, MMOG ou MMORPG são jogos certo?

    O objetivo do texto é explicar o começo do começo para quem quer fazer um jogo de eletrônico, seja lá qual for tipo...

    Se não ajudou alguém completamente iniciante é porque o texto não tem novidade para a pessoa ou esta "avançado" demais e faltou algo introdutório...

  • Alexandre barroso  - matematica
    avatar

    Tem como faser um jogo matematico?

  • Anônimo
    avatar

    Ter tem, o problema é projetar um jogo que ao mesmo tempo que seja divertido, ensine matemática. Geralmente jogos educacionais falham no quesito "ser divertido".

  • Demetrio Dias  - Ajuda
    avatar

    Ae emegatron, eu tenho o código completo aqui de um MMOG aqui no meu pc, soh mudar algumas coisas e tá pronto. Quer que eu te mande?

    BAZINGA!

  • Kassio
    avatar

    Gostei muito cara era o que eu tava precisando de uma resposta completa como essa sua ai Vlw mesmo abraço.

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Legal Kassio, fico feliz em saber que o artigo tem ajudado o pessoal a encontrar o caminho :)

    Obrigado!

  • pedro
    avatar

    eu tenho 13 anos quando completar 16 vou fazer tecnico em web designer e tecnico em informatica quero aprender o maximo possivel se eu aprender sobre jogos e como criar eu vou chamar alguem que entende de como fazer um jogo tipo as graficas e vou fazer um jogo tipo resident evil e tbm vou fazer jogos de pc tipo tibia e dofus.....eu tenho varios papeis com tudo ja marcado dos jogos........vu evoluir mas dragon view esse jogo é do sega ai eu vou evoluir ele mais quando eu aprender tudo.

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Legal Pedro, boa sorte!

  • Mateus Pires
    avatar

    " ... o problema é que muitos programadores ficam muito entretidos refinando seus softwares e, no final, nunca conseguem terminar um jogo, a maioria se diverte com apenas isso... "

    Eu sou um desses ai. Tenho vários protótipos aqui mas nenhum completo :confused: ... gosto de ficar incluindo coisas novas neles para treinar e ver como elas se comportam.

    Pelo menos um dia se eu tiver uma equipe que chegue a fazer um jogo por completo eu tenho muita coisa feita por mim que posso usar ^^.

  • gokernel
    avatar

    Muito bom o artigo...gostei.

    Agora... Estou so testando a sua pagina em um "sistema embarcado".

    Testando 123...


  • Guilherme Kaercher  - Excelente
    avatar

    Achei coisas muito interessantes no seu post, muito bom pra quem não tem nem noção de por onde começar e até pra quem já tem uma noção.

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Valeu Guilherme!

  • guilerme  - ecxelente
    avatar

    vc pode fazer jogos faz do super onze no xbox live valeu

  • Eliakim  - Perfeito
    avatar

    É difícil dizer "Isto é bom", "Isto é ótimo", mas, na minha opinião, este artigo foi perfeito.
    Devido ao tempo que venho pesquisando sobre jogos e aprendendo programação, eu me chateio quando tenho de admitir que sou iniciante nisso (mas sou). Este artigo foi tão esclarecedor e bom que resolvi salvar no computador para reler mais tarde.
    Hehe: Pena que você falou para programar na linguagem que mais gostava, como C, C++, C#, Java, Python, mas não citou Pascal :cheer: . Mas eu li o artigo incluindo ele hahaha. Foi você quem disse: "um ambiente e linguagem em que se sinta confortável".

    Parabéns, Bruno. Continue sempre assim, PontoV!

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Obrigado Eliakim.

    Citou:
    Pena que você falou para programar na linguagem que mais gostava, como C, C++, C#, Java, Python, mas não citou Pascal

    São tantas, mas foram apenas exemplos, se gosta de Pascal, vá de Pascal. Eu aprendi programar em Pascal :) no bom e velho Turbo Pascal.

  • Diego  - Um banho de água fria ! no bom sentido
    avatar

    Aé Bruno,

    Excelente texto, estou há 2 meses procurando uma direção para meus projetos. Tô com vários programas (engines) já baixados, e me perdi nesses meus projetos, pois não comecei em nenhum e ta tudo deixado de lado. Precisa "sim" ler isto para me PROGRAMAR kakakakakakak!!!!
    Preciso me programar primeiro para depois sair a campo.
    Gosto muito do antigo jogo flashback do game designer Paul Cuisset, que na época do game foi uma evolução e grudou todos na tela da televisão para tentar desvendar o mistério de Conrad. Com um toque de filme o jogo foi aclamado na época. Lembrando que foi feito em DOS, para programadores eu acho que não há limites da perfeição via PC, somente tem que estudar e muito. Vou levar em consideração o que você disse, colocar a cabeça no lugar e seguir um caminho, ainda chego lá. Sou seguidor do site agora.... Valeu!!!

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Obrigado Diego!

    Eu joguei muito flashback no megadrive e depois me diverti um bocado com o Out of this World no PC!

    O ideal é sempre se programar um pouco, isso ajuda a manter o foco e o projeto andando :).

  • Ytrio Salmito  - Como cria jogos Eletrônicos
    avatar

    Muito bom o artigo parabéns Bruno Crivelari Sanches especificou muito bem sobre os principais fatos que se vem a cabeça quando alguém pensa em fazer alguma coisas relacionada a um jogo :side:

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Valeu Ytrio! Essas dúvidas são muito comuns e como menciono no artigo, praticamente toda semana uma delas pipoca em um dos fóruns que participo :).

  • Renan Chaves  - duvida
    avatar

    cara ce caso eu criar um enredo,uma historia muito boa pra algum jogo,digamos assim um survavor horror,alguma produtora compraria,ou transformaria em jogo,essa e minha duvida,abraços

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Acho muito difícil. Ideia todos tem e o difícil é por em pratica. Se você fizer um demo ou um beta do jogo podem vir a comprar o produto final. Agora comprar apenas a ideia, acho que hoje deva ser quase impossível.

  • Anônimo
    avatar

    fudeo ,tenho umas ideias fora do comum aki que daria um bom survivor horror,e nem sei fazer jogo,entao vo escrever um livro hauahuahua brigadao por esclarecer velho

  • alexandre
    avatar

    muito massa mas o problema e que tem umas coisas que nao entendi :( , porque tenho 11 anos quero criar um jogo biblico mas nao enten,do varias coisas.

    vc esta de parabens !!!!!!!! :) :) :) ;) ;) ;) :cheer: :cheer: :) :cheer:

  • Hebert  - Plataformas 8 bits
    avatar

    Excelente o texto, Bruno. Mas seu eu quiser criar um jogo para uma plataforma/console 8 bits, que material você me indicaria para eu estudar?

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Você quer criar um jogo para plataforma 8 bits ou um jogo estilo 8 bits?

    Se for um jogo para 8 bits vai ter que revirar a internet atras de material.

    Se for no estilo não tem diferença dos jogos atuais, depende mais do artista fazer os gráficos no estilo 8 bits.

  • José Arthur  - Duvida de Curso
    avatar

    Qual seria o nome exato de curso de gradução para exerce a profissão de programador existe aqui no brasil? Para criar um motor por exemplo o que eu preciso fazer é possivel de um computador de casa simples?

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Os mais comuns são Analise de Sistemas, Ciência da Computação e Engenharia da Computação.

    Análise é mais voltado para o mundo corporativo, Ciência para pesquisa e criação de tecnologia de Software, enquanto a engenharia para Hardware.

    Para fazer um motor, o computador de casa pode ser suficiente dependendo do que você quer fazer, se quer estudar por exemplo as ultimas tecnologias gráficas, vai ter que ter um computador com HW capaz de executar essas.

    T+

  • Anônimo
    avatar

    tipo caso quero trablhar na arera de criaçao de personagens pra games,esses curso citados a cima tbm servem ou um design grafico ou coisa do tipo !

  • Vinícius Godoy de Mendonça
    avatar

    Se você quer criar a arte dos personagens, então procure um curso de ilustração, e em seguida faça uma pós graduação como essa aqui:
    http://t.co/igQLccVi

    Agora, se você quer criar a história e o conceito do jogo, balancear os poderes dos personagens, procure um curso de game design.

  • Anônimo
    avatar

    e desculpe meus erros de digitaçao!

  • Diego  - Olá Bruno
    avatar

    Olá Bruno,

    Como eu escrevi a uns posts passados, onde disse que iria colocar meus projetos em ação, comecei a fazer isso mas barrei numa dificuldade em criação de scripts, algumas dificuldades já enfrentei.

    Porém existe scripts bem mais elaborado para a criação de jogos e não acho nada fácil na net, pois cada jogo pedi uma liguagem de programação com começo meio e fim organizado.
    Vai aí a minha pergunta.
    1) Quanto cobra um programador para dar vida ao meu jogo, apenas criando scripts como abrir porta, passar de level, ou scripts de animação?
    2) É fácil achar esse programador no Brasil? qualquer programador de javascripty ou c# e C++ fazeria estes scripts sem muita dificuldade?

    Moro em bauru e aqui temos a UNESP, onde tem bastantes BILL GATES fazendo Ciência da computação entre outras faculdades nessa especialização. Até contrataria um ou dois para terminar meus jogos, mesmo que não seja para "eu" ganhar dinheiro, mais por HOBBY, mas quero meus projetos pronto. É fácil achar esse profissional?

    Valeu e obrigado o site é fantástico!!!!!

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Olá Diego,

    tentando responder as perguntas:

    1 - Não tem como dar um valor exato, isso depende muito do seu projeto, do que exatamente são esses scripts. Eu nem sei exatamente se script pra você é script mesmo ou seria programar o jogo inteiro.

    2 - De novo, depende do projeto e da complexidade do seu jogo.

    Eu tentaria foruns onde você encontra programadores de jogos, como pdj, unidev, etc. Lá podem surgir pessoas interessadas no seu projeto e dai vocês podem discutir juntos o custo disso.

    Não existe fórmula para calcular isso, vai de pessoa para pessoa.

    T+

  • Anônimo
    avatar

    agradeço pelas informaçoes !!!

  • pedro
    avatar

    estou pensando em criar um jogo que é um estilo god of war
    e a historia é de um homen que era um teologo catolico e ele
    foi espancado por nao concordar com as doutrinas catolicas furaram o olho esquerdo dele e rancaram uma de suas maos e o lider papa da quela época era naverdade um demonio mandou matar ele mas ele fugiu e foi virar um soudado de Napolião Bonaparte, que foi guerriar contra a igreja romana e matou o papa.Mas depois disso o demonio passou em uma pequena parte do corpo do homem que vou chamar de percius.E com esses poderes vai viajar para o futuro e vai viver o apocalipse e vai matar outros membro da igreja catolica por vingança.
    Acho que vc me ajudou um pouco.Obrigado

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Obrigado Pedro! Boa sorte no projeto!

  • Stefany  - Quero saber se todos esses programas é pesado para
    avatar

    Assim, eu divido meeu pc com o meu irmao mais velho, e ele fica reclamando qnd eu baixo alguma coisa que é pesado pro computador, assim, dá pra mim fazer em um dia só colocar em um site ou qual quer lugar, tipo, no facebook, No orkut e desinstalar do meu computador e vai continuar normal o jogo? Queria fazer um que no Itunes tem ( Para aparelhos como IPHOD, IPHONE ), é estilo Guitar Hero Só que de um cantor especial. Eu queria fazer da Katy Perry, Sera qe dá? OBrigaado. espero resposta...

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Ser pesado ou não depende do computador, é mais facil instalar e ver como ele se comporta no seu computador.

  • Stefany
    avatar

    AJUDA
    Assim, eu não sei como fazer.! Porque eu quero saber como faz de um geito simples. qual programa eu baixo pra fazer jogo, se eu vou conceguir fazer sozinha. porque parece tao simples. só preciso saber se tem algum programa para baixar q me ajude a fazer rapidinho. Não tem algum? Por favor me ajude! Obrigado

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Não existe programa para fazer jogos, no maximo alguns motores que ajudam no processo, você vai ter que programar, criar arte, não tem jeito facil, apenas não tão dificil.

  • Stefany
    avatar

    Muito Obrigada!

  • lucas
    avatar

    meu sonho e ser programador mas aonde eu moro nao existe nenhum local onde eu possa fazer um curso o q vc sugere q eu faça?

  • Vinícius Godoy de Mendonça
    avatar

    Não existe nenhum grande centro próximo de onde você mora?

    Uma opção seria procurar uma faculdade que tenha aulas online. Outra seria procurar material na internet, e tentar ser auto-didata na área. Os dois caminhos são mais difíceis do que se você pudesse cursar uma faculdade presencialmente, mas são uma opção.

  • luiz claudio
    avatar

    ola bruno,sempre quis criar meu proprio jogo
    quando vou jogar algum jogo tipo pro evolution soccer sempre penso assim esse jogo é bom
    mas quero criar um melhor ainda
    oq vc acha disso?

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Bom, acho que todo mundo pensa assim com um jogo que gosta, mas esquecemos que os desenvolvedores que fizeram o jogo passam por varias restrições como tempo, mercado, plataforma, etc. Isso tudo limita até onde o jogo pode ir.

    Se quer apenas melhorar o jogo, uma boa alternativa é trabalhar em cima de mods (se ele suportar é claro).

    T+

  • Gabriel  - Iniciando
    avatar

    Eu já fazia curso de Computação Gráfica desde 2010,e agora em 2012, dia 03 de abril começará minhas aulas de Game, na Saga, e eu estou com grandes dúvidas na hora que for começar a produzir o game, Eu quero fazer um jogo de Survival Horror, por que hoje em dia no mercado está muito dificil de achar um jogo neste estilo que te faça ficar com medo mesmo, Para criar eu estou me inspirando muito em Resident Evil Remake que é para o nintendo Wii, ele combina tudo que precisamos, Gráficos altos, terror e História, o que é meio dificil encontrar em Resident Evil, já que atualmente seus jogos são Action Horror, voltando ao assunto, inicialmente meu jogo vai ser para PC, mais me disseram que para criar para o Xbox 360 eu precisaria comprar uma licença, e dizem que é caro, eu não sei, bom minha dúvida é também "Para criar jogos para PC é livre (digo grátis, não há restrições certo ?) e para Xbox 360 existe alguma restrição ? ou eu posso criar meu jogo e distrubuir ele em lojas para as plataformas PC e XBOX 360 ? ou teria que pagar algo para publicar para 360 ? e PS3 eu preciso pagar quanto ? quanto gastaria para publicar um jogo para ele ?, ah e mais uma dúvida, quanto custa será para contratar um bom programador de games online, quem sabe fazer um modo online no meu jogo."

    São essas minhas dúvidas

  • Vinícius Godoy de Mendonça
    avatar

    No caso do X-Box, existem duas coisas:
    a) O dev kit oficial: Que é realmente caro e pouco acessível. Para obte-lo, você deverá negociar diretamente com a Microsoft e, provavelmente, não será liberado até que você tenha algum game publicado.


    b) O XNA: O XNA é menos poderoso que o DevKit oficial, mas permite que você crie bons games para Windows, X-Box e Windows Phone. Para publicar esse game, é necessário ser membro do apphub, mas o custo é bem baixo (100 dólares por ano):
    http://create.msdn.com/en-US/home/membership

    Esse valor dá direito a 10 submissões grátis para X-Box e 100 para iPhone. A partir disso, há um custo de 20 dólares para cada aplicativo enviado.

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Não, não existem restrições e existem ferramentas livres para tudo, então a principio seu único custo seria ter um computador.

    XBox 360 e ps3 como qualquer outro console você só desenvolve se tiver um devkit e para comprar um devkit você faz um pedido a empresa e ela vai analisar para ver se você vai poder comprar o kit. O custo não tenho ideia de quanto seja, mas geralmente é caro.

    Depois de comprar o devkit (se a empresa deixou), você desenvolve o jogo, quando tiver o jogo, novamente você fala com a empresa e ela vai analisar para ver se você pode ou não comercializar o jogo. Depois de terminado, você envia a empresa, ela vai fazer uma maratona de testes, checar se esta tudo de acordo com as regras deles e dai deixa você comercializar.

    No caso do 360, você tem o XNA, que permite com o pagamento de uma taxa anual de 50 dolares (se não em engano) fazer jogos com C# + XNA, mas isso não é aberto a brasileiros, mas pelo o que sei o pessoal arruma um endereço no EUA com um conhecido e consegue fazer.

    T+

  • Gabriel
    avatar

    No caso para PC eu posso publicar livremente e vender ele atraves de download digital ou até mesmo mídia fisica ??

    Ou eu preciso comprar alguma licença para vender games para PC ?

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Como disse no outro comentário, não, não precisa.

  • Gabriel
    avatar

    Ao longo do curso eu estarei desenvolvendo o game, e quando terminar ele vou publicar, é meio impossivel criar um game sozinho, quero dizer é possivel, mais é muito complicado,imagine ter que criar códigos, modelar personagens, criar cenarios, texturizar e tudo tals sozinho da um trabalho, ai eu pretendo contratar uma pessoa para os códigos e outra para ajuda em modelagem e texturização, para criar outros titulos de jogos, pretendo conseguir também apoio de outras empresas de jogos, para quem sabe ajudar na divulgação.

    Agora tenho não uma dúvida... mais ainda sendo uma dúvida

    No meu ponto de vista, acho que para construir um bom jogo, colocaria na frente 4 grandes elementos:
    1. História (Acho que ate suportaria gráficos ruins, mais não uma pessíma história)
    2. Trilha sonora e efeitos sonoros (Um jogo com pouco efeitos sonoros e trilha para mim é impossivel de ser jogado, nao consigo)
    3. Jogabilidade (Acho muito importante ter uma ótima jogabilidade em um jogo, principalmente survival)
    4. Gráficos

    Bom, esse seria meu ponto de vista, me corrija se estiver errado, e quem sabe organize melhor minha lista...

    Agora uma outra dúvida

    •Eu posso entrar em contato com a Capcom e tentar fazer algum acordo com ela na qual ela permita eu usar a trilha sonora de um de seus Resident Evil, por exemplo o 1 que é o mais antigo...

    Ou realmente sem chances de eu usar trilha sonora de outro jogo ? E será que ela permitiria ?

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Os 4 componentes que você cita são subjetivos do meu ponto de vista. Eu sinceramente não dou a mínima para história de um jogo, eu foco mais em:
    1 - Jogabilidade
    2 - Gráficos
    3 - Efeitos Sonoros
    4 - trilha sonora
    5 - História

    Nessa ordem...

    SObre a capcom, acho muito difícil eles autorizarem.

  • Vinícius Godoy de Mendonça
    avatar

    Difícil, mas não impossível: http://www.mcunha98.com/

  • Gabriel
    avatar

    Existe trilhas sonoros livre para ser usada para todos (claro, dando os devidos créditos)

  • Eduardo  - Quero Mais Ajuda
    avatar

    Olha meu nome é Eduardo e eu tenho 15 anos mais já estudei várias linguagens só de passagem. Decidir para queto em uma só na C++ eu queria uma ajuda a mais por que eu to querendo já esbolça algo da minha cabeça mais não sei como já que estou aprendendo ainda a linguagem se tiver pelo menos umas apostila de C++ para games agradeceria muitos se eu a recebe-se em meu e-mail: programadoreduardo@msn.cn

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    No nosso roadmap C++ tem livros de C++ e apostilas para todos níveis, inclusive alguns gratuítos: http://www.pontov.com.br/site/cpp/46-conceitos-basicos/88-roadmap-c

  • Kriz  - Finalmente...
    avatar

    Finalmente alguem na net que deseja compartilhar ideias/conhecimentos e experiencias com os novatos.
    Artigo muito bem elaborado, legal mesmo, parabéns.

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Que bom Kris, fico feliz em saber que o artigo foi util.

    Obrigado

  • victor  - quero ajuda
    avatar

    oi cara eu souvictor tenho10 anos e eu meus amigos criamos um jogo so no papel mas por onde começar na parte do pc

  • Bruno Crivelari Sanches
    avatar

    Por onde começar é dificil responder, o próprio artigo aqui sugere alguns caminhos...

  • Rafa_27
    avatar

    Envia pra mim sou muito interessado nos jogos MMOG
    meu e-mail: rock_12lee@hotmail.com

  • Bruno
    avatar

    Enviar o que?

  • Rafael_27
    avatar

    Houve um pequeno erro essa mensagem era pra ser pro Demetrio Dias sobre o código para MMOG

  • Igor Araújo  - Parabéns!!!
    avatar

    Show de bola!!!

    Gostei muito desse tópico, me ajudou bastante Bruno a claria minhas ideias.Há algum tempo já tinha estudado Algorítimos e comecei o Pascal, mas com a mente muito ocupada nos estudos do colégio acabei parando na criação de códigos em Pascal.

    Agora estou retomando os estudo e pretendo avançar para C++ ou ActionScript.

    Vlw pela ajuda e continue assim.


    By: Igor Araújo :woohoo:

  • Bruno
    avatar

    Valeu Igor!

  • Pedro Lucca  - Jogos
    avatar

    Bruno Quero Criar Um Jogo Para XboX 360 Sabe?
    Tipo o Mortal Kombat 9 !!
    Como Faço Qual Línguagem Faço? C ou C++?
    Não Nada Sobre Isso !!
    e Não Entendo o Teu Texto Porque Não Entendo Como Faz Jogos!
    Me Ensina! Me ADD no Facebook Já te Envie Convite!

  • Bruno
    avatar

    Para desenvolvimento em Xbox você pode usar C ou C++, mas para isso somente com dev kit oficial, que é vendido apenas a empresas.

    Outra opção é via XNA e o Creators Club, mas não esta disponível ao Brasil. Sei que algumas pessoas conseguem, mas não sei como fazer.

    Se você não sabe nada, um bom começo é ler todos artigos daqui:
    http://www.p ontov.com.br/site/mercado/57-carreira

    T+

  • Anônimo  - re: Jogos
    avatar

    Quero Criar Um Jogo Tipo o ''Doodle Jump''
    Joguinho Fácil! Me ADD No Facebook Bruno!
    Ja Enviei Convite!
    Se Você Não Conhece Pesquisa o ''Doodle Jump'' Pra Ver!

  • Pedro Lucca  - Jogos
    avatar

    Vou Deixar Pra Depois Mais Pelo Tempo o Jogo Tipo o Mortal Kombat 9 !

  • Pedro Lucca
    avatar

    Valeu Pelo o Outro Artigo!

  • Pedro Lucca
    avatar

    Bruno Para Fazer Uma Equipe Precisa de?

    Produtor?
    Desenhista?
    GameDesign?
    ETC..
    oq precisa realmente?
    ou só eu?
    pfv respond e me add no facebook!

  • Pedro Lucca
    avatar

    OBG!

  • LUZIMAR RODRIGUES  - FASCINANTE
    avatar

    NOSSA, ENTREI NESSE CURSOS SOMENTE PARA SABER COMO FAZER GAMES. JOGUINHOS COMO SÃO FEITOS MAS AGORA DEPOIS DE TANTAS HISTORIAS E MOTIVAÇÕES É FASCINANTE COMO TUDO ACONTECE E AGORA TO ENTERESSADO DE VERDADE NISSO....

  • Taylon Marques  - Desenhista Conceitual / Artista Gráfico
    avatar

    olá Bruno , tenho 16 anos to fazendo ensino médio mais 1 ano e termino , Sempre curti games e tal pesquisando bastante !e me interessei na parte de Desenhista Conceitual / Artista Gráfico ! to querendo entrar na Unicap ( http://www.unicap.br/tecnologicos/jogos/ ) lá por 2014 , e queria uma opinião sua sobre Desenhista Conceitual / Artista Gráfico ! sei que você cito mais sobre programador mais com certeza tem algo a dizer sobre Desenhista Conceitual / Artista Gráfico , se puder passar algum artigo sobre esse tema agradeço também . Obrigado

  • ViniGodoy
    avatar

    Uma dica que te dou é: Se você quer ser desenhista, procure se informar se o curso de jogos que você procura tem como ênfase desenho e arte (me parece ser o caso da Unicap, mas seria bom ir até lá, visitar a faculdade e falar com o coordenador). Não entre num curso com ênfase em programação, pois será um tanto frustrante (programação é ciência exata, está mais relacionada a matemática, física, etc).

    Caso contrário, talvez seja melhor você pegar um curso como desenho industrial ou artes, para aperfeiçoar-se na técnica.

  • Anônimo
    avatar

    Olá Taylon,

    para mim fica difícil escrever sobre desenhista conceitual por não ser da área. Eu convivi com artistas e trabalhava junto com eles, mas não a ponto de saber detalhes do dia a dia deles.

    Eu particularmente não acho que as empresas nossas hoje pelo tamanho do projeto e da equipe vão ter espaço para ter um artista conceitual em tempo integral, mas posso estar enganado.

    Nos projetos que trabalhei os próprios modeladores e desenhistas faziam o conceitual de várias partes do jogo antes da arte final.

    Agora artigo sobre o tema desconheço também, afinal, nunca pesquisei esse tipo de coisa.

    Desculpe, mas essa fico devendo :(.

  • Taylon Marques  - Profissional de Animação e Modelagem 3D
    avatar

    Obrigado pela ajuda . já mato uma duvida importante sobre não ser integral , não sabia sobre isso ! me interessei sobre Profissional de Animação e Modelagem 3D tambem (: é porque a aréa que eu tenho vontade de trabalha é aquela que cria o personagem , não a historia e sim o "modelo" em si . :woohoo:

  • Taylon Marques  - Unicap
    avatar

    ViniGodoy , obrigado pela ajuda ! mais pelo que pesquisei a Unicap ela abrange particularmente tudo , e sim vou procurar ir na Unicap para me informar melhor obrigado .

  • wanderli  - me ajudou
    avatar

    valew mano, eu estava em duvida sobre qual linguagem agora eu sei e c na cabeça, eu vow começar um projetgame e vow acabar mesmo que demore 10 anos o melhor que eu so bom no desenho o que ajuda bastante. deixa eu te pergunta se eu me esforçar bastante quanto tempo eu demoraria para construir um jogo tipo worms em c ? obs. eu ja programei em html css php java eu pego tudo um pouco rapido . valew

  • Anônimo
    avatar

    A escolha do C depende muito do que você quer atingir com o seu jogo. Eu não usaria C para um projeto hoje, usaria C++.

    Agora pelas linguagens que você sabe, pular para C ou C++ não é tão simples assim. É uma linguagem bem mais complexa comparada com estas.

    Agora o tempo para fazer um worm depende muito do seu tempo disponível, de quão complexo vai ser, etc. Independente da linguagem.

    t+

  • Arthur Guimarães  - Muito bomo texto!
    avatar

    Um ótimo artigo pra quem tem interesse em embarcar na área.
    Hoje sou programador web (back-end), já programaei em Java e algum conhecimento em Android, sempre querendo começar algum jogo. O texto esclarece muita coisa. Vou procurar ler os artigos do site e tentar levar à frente algumas ideias.
    Abraço.

  • Anônimo
    avatar

    Olá Arthur,

    obrigado! O Objetivo do artigo é exatamente este, abrir um pouco os olhos sobre como entrar na área.

  • frank  - jogo
    avatar

    cara voce nem fala como fazer esse jogo,animação e outras coisas. :woohoo:
    escreve que programa ou sei lá que tem que fazer para criar um jogo.
    :angry:
    ou então você não sabe e nunca fez um jogo.

  • Andropov  - ....
    avatar

    -Privet,isto és oi em russo comrade Bruno, poderia me ajudar a decidir qual curso fazer?Eu quero ser designer de jogos assim como o Ed Boon,Dam Houser, esses caras que poem a mão na massa e não só ficam sentados mandando fazerem o trabalho deles sabes.Eu vim do Rússia pra tentar minha vida e começar mi carreira espero que possa me ajudar comrade, sobre o artigo é legal muito bom, mas não sugiro pra quem não fez nenhum curso, é como passar o carro na frente dos bois, antes de sairem tentando precisamos aprender, e fazer o curso para podermos conhecer pessoas com os mesmos interesses e montarmos uma equipe e não sair por ai como um "Exército de um Homem só" grande classico mas não se adapta aos novatos, então é isso ai melhor fazer um curso 1º akyey, bolshoe spasibo y da svidanya comrade até logo paká ^.^ espero que possa me ajudar.

  • Anônimo
    avatar

    Andropov,

    obrigado. O qual curso fazer é algo um tanto pessoal. O termo designer tem que ser usado com um tanto de cuidado, pois confunde-se com muitas áreas. O Ed Boon não conheço muito sobre ele, pelo que vi era programador, passou a game designer e depois produtor. SE você quer por a mão na massa e não mandar os outros fazer provavelmente não é esse o caminho que você quer seguir.

  • Gabriel  - Priviet
    avatar

    MeHR 3abyt Gabriel!
    ToBapNw.

  • gabriel  - ha
    avatar

    :evil: :silly: :dry: :lol: :whistle: :woohoo: :) :side: :X :0 :confused: :pinch: nao entendi nada


  • Guilherme Michalski
    avatar

    só se tu é burro eu que tenho 8 anos entendi tudo

  • Irai Martins  - Construção de uma equipe
    avatar

    :) Parabéns, Bruno e equipe.
    Tenho à minha disposição a estrutura de uma TV, temos conteúdo, diretores e especialidade em dramaturgia. Fazendo a leitura da necessidade da transmídia, do cenário de games no Brasil, vejo que precisamos expandir para esta área, talvez como departamento. Somos "iniciantes conhecedores da área". Pretendo criar uma equipe, partindo de uma seleção, em seguida manter uma estrutura de profissionais capacitados e que poderão mostrar seus potenciais, pois também, pretendemos participar ao máximo de eventos que envolvam o seguimento, apresentando a equipe e seus trabalhos.
    Gostaria que nos ajudasse a recrutar esta equipe, pois vejo que só neste fórum temos pessoas excelentes e com vontade de produzir. Estou morando em Valinhos-SP e segue o e-mail de contato para quem tiver interesse: irai.abimael@gmail.com
    Inicio a seleção próxima semana.
    Abraços

  • Anônimo
    avatar

    Oi Irai, obrigado.

    A equipe para quem não é da área eu recomendo começar por cima, contratar alguém que seja reconhecidamente bom e com ajuda dessa pessoa, montar o resto da equipe.

    Como em todo projeto, é preciso sempre separar o joio do trigo e na parte de programação isso é bem complicado para quem não é da área.

    Se quiser entrar em contato direto, o meu email é: bruno@pontov.com.br

  • Vitor Britor  - Obrigado
    avatar

    :D a obrigado me ajudo muito..mais me respode tenho cais todo meu jogo anotado num bloco de nota agora q programa posso usar pra criar meu jogo no estilo rpg ?

  • Allan  - Game
    avatar

    Quero fazer um Game RPG de internet > Dragon fable , adventure quest world.

    Aqueles jogos Online mais no proprio site .

    Qual programação devo saber para issu .

    Projeto Bem pekeno so pra ter uma ideia de como fasso >

    Exemplo do jogo .

    Cria um personagem homem ou mulher definindo la no banco de dados . Entra no jogo , mata mostro ganha exp , pega os items do bixu coloca no eventario , crica num bau e da items no inventario.

  • Anônimo
    avatar

    Apenas programação web como é usada em qualquer site.

  • Guilherme Michalski  - Obrigado
    avatar

    :) Muito obrigado eu sonho em criar jogos desde quando eu tinha 3 anos :)

  • Anônimo
    avatar

    OBrigado Guilherme!

  • samuel bernardo
    avatar

    vou fazer um jogo so pra mim vou montar em cima de outro jogo o need for speed carbon so que em vez de ser need for speed carbon vai ser need for speed brasil 85% de carros brasileiros 15% de carros internacionais . vou mudar tudo que tiver em ingles e tudo o que eu acho que nao ficou legal no jogo original caso alguem se interresar e quiser me ajudar de alguma forma me adiciona no msn samuelbernardobarbosasilva@hotmail.com

  • Vinicius Sousa
    avatar

    Parabéns, Excelente texto Bruno. Tenho 1 filho de 7 anos que é louco por entrar nesse mundo de criação de games. Qual seria o passo a passo de carreira para esse meio? Que tipo de curso e qual a idade para iniciantes?

    Obrigado.

  • Anônimo
    avatar

    Vinicius,

    sinceramente não sei qual a melhor maneira para se ensinar crianças. Mas o primeiro passo é sempre tentar determinar qual área ele tem afinidade, mas com 7 anos acho meio precoce.

    Existem n áreas de atuação em um jogo, desde programação, arte, design, testes, etc. Eu sempre recomendo como ponto inicial, analisar seu próprio perfil: http://www.pontov.com.br/site/index.php/mercado/57-carreira/143-entao- voce-quer-fazer-jogos

  • Anônimo
    avatar

    Quero um tutorial para iniciante programar seu primeiro jogo, por favor!
    obrigado

  • Anônimo
    avatar

    um tutorial? Temos varios:
    http://www.pontov.com.br/site/index.php/ogre3d/258-primeiro-prototipo- de-jogo-com-o-ogre
    http://www.pontov.com.br/site/index.php/xna/53-xna
    http://www.pontov.com.br/site/index.php/android/247-android-desenhando -na-tela

  • Marcella Duque
    avatar

    Ola , eu sou design e estou fazendo um pequeno projeto para um escritorio para desgin de games . gostaria de saber quais os materiais de desenvolvimento necessarios , ex : algumas pranchetas para desenhos e computadores . É necesserio mais algo especifico , como outras maquinas ?

    Grata

  • Tiago Telles
    avatar

    Ola pessoal do ponto_V gosto muito dos posts,e foi por causa dele
    que comecei a criar algums jogo simples , princcipalmente o post
    sobre vetores que me ajudou muito.
    Eu sou autodita em programação por falta de um curso onde moro,
    mas como me interessei por essa area estudei java na internet
    comprei livros fis varios programas triviais e agora estou tentando na
    area de jogos,vou treinar algum tempo com java2D e depois usar JMonkeyengine, Valeu pela ajuda de voces........

  • Anônimo
    avatar

    Obrigado Tiago! Quem bom que esta conseguindo evoluir!

  • ruan  - procura-se
    avatar

    Bem primeiramente obrigado pelo guia muito bom. Aproveitando o momento venho aqui pedir para quem tenha interesse em montar um staff para fazer um projeto de game, fale comigo, pois, estou montando um grupo para fazer um game de RPG. Quem tiver interesse falar cmg pelo facebook: ruan_pf95@hotmail.com

    abraços

  • ruan  - oi
    avatar

    marcella gostaria de fazer uma staff para a crianção de um jogo de rpg? meu facebook é: ruan_pf95@hotmail. Entre em contato cmg

  • claudio
    avatar

    roterista

  • claudio
    avatar

    eu so escrevo o escripete o roteiro

  • Patrick William  - como fazer um jogo de futebol
    avatar

    presiso de uma dica como montar um jogo de futebol

  • Anônimo
    avatar

    Não tem nada de especial em um jogo de futebol e nada de diferente em relação a outros jogos. Só que é difícil dar qualquer dica sem ao menos ter alguma ideia de como vai ser o jogo, pois existem infinitas maneiras de se fazer um jogo de futebol e de estilos de jogos de futebol.

  • VINICIUS AUGUSTO SERAFIM  - Plataformas de Jogos
    avatar

    OI Bruno....

    Jogos com CS, por exemplo, são rodados com plataformas C e C++?

    E se são possíveis agregar esses jogos em sistemas móveis, como sistema

    Android ou Iphone, ou são muito "pesados", para esse tipo de operação.

    Abraço.

  • Anônimo
    avatar

    Oi Vinicius,

    C e C++ não são plataformas, são linguagens de programação. Sim, CS é feito no motor do half life, que é feito em C++.

    Rodar em sistemas móveis eles rodam, o problema é desempenho como você mesmo cita e outro problema que vejo é interface. São jogos projetados para se jogar com mouse e teclado, com touch, eu sinceramente acho que ficam um lixo :).

    T+

  • VINICIUS AUGUSTO SERAFIM
    avatar

    Obrigado Bruno, pelos esclarecimentos e até breve :) .

  • João  - conhecimentos especificos.
    avatar

    Muito bom esse texto parabens.
    bruno se eu quiser usar o rpgmake ou uma engine do tipo eu preciso saber alguma linguagem de programaçao? que conhecimentos especificos eu preciso ter pra usar uma engine dessas gratis tal?
    obs: é so pra diversao mesmo.
    valew irmao.

  • Anônimo
    avatar

    Nunca usei rpgmaker, entào não sei o que vão exigir de você. Se for Unity, deve-se conhecer programação e ter alguma noção de c# ou javascript.

    T+

  • João
    avatar

    valeu Bruno ja sei por onde começar.
    mais uma duvida o world editor do warcraft III precisa de conhecimentos basicos de programaçao tambem? tentei criar um mapa lá mas só me enrolei, tu sabe do que eu preciso pra entender melhor essa ferramenta?(pra criar alguma coisa lá ainda que seja um mapinha mais basico mesmo?) falew mano abraços.

  • Anônimo
    avatar

    Só usei o editor do War III uma vez a muitos anos, não lembro detalhes. Mas lembro que era que nem os outros editores da Blizzard: só ir montando o cenário e colocando objetos, não precisava de programação.

    Mas acredito que devam existir toneladas de tutoriais pela internet.

    T+

  • João  - Obrigado pela resposta.so mais uma coisa(kk)
    avatar

    Mano eu sei que vc naum é um guro dos games pra sair adivinhando, mas acho que vc deve saber: Qual linguagem e qual game engine foi usado na criaçao do Wars & Warriors: Joan of Arc ? acho muito legal esse jogo, ele é a razao de eu querer fazer um game um dia. (quero fazer um na mesma mecanica, jogabilidade e estilo dele).
    valew mano abraços.

  • Anônimo
    avatar

    eu chutaria C++, por ele rodar em Xbox, mas difícil saber.

  • João  - valeu
    avatar

    Isso reforça o que eu acreditava ser esse site. Muito show valeu mesmo mano abraços.

  • Anônimo
    avatar

    :X :X :evil: :woohoo: coisa xata burro

  • Lucas Coelho  - Como?
    avatar

    Ola Bruno. Como eu faço para criar um joguinho de carro simples em 2D no Dev C++? :dry:
    Obrigado!

  • Anônimo
    avatar

    Comece desinstalando o DevC++ e usando uma IDE + compilador descentes. Eu sugiro o Visual C++ (tem artigos aqui no site mostrando com instalar e configurar).

    Um jogo de carro simples é algo bem relativo, mas comece pelo básico, como criando uma janela, mostrando imagens, etc.

    T+

  • Lucas Coelho
    avatar

    Obg.. Mas Por onde eu começo?
    Qual é o nome do Programa que devo usar?

  • Anônimo
    avatar

    Tente começar por aqui: http://pontov.com.br/site/index.php/mercado/57-carreira/143-entao-voce -quer-fazer-jogos

    E
    http://pontov.com.br/site/index.php/mercado/57-carreira/55-programacao -de-jogos-eletronicos

    T+

  • Lucas Coelho
    avatar

    Olá Bruno... Como eu faço para criar um joguinho de carro em 2D usando o Dev C++?

    E outra pergunta:? Eu estou querendo crar um grupinho de amigos para criar jogos --- O que eu preciso Fazer?
    Me add ai no facebook Pf? http://www.facebook.com/lllllcoelho

  • Anônimo
    avatar

    Tem o grupo do PontoV lá no face, pode ter pessoal interessado em um grupo para criar jogos: https://www.facebook.com/groups/pontovbr/

  • Lucas Coelho
    avatar

    Ok...

  • cassio
    avatar

    qual e o programa que usam pra criar o jogo

  • cassio
    avatar

    qual é o programa :whistle: :huh:

  • cassio
    avatar

    qual é o programa que usam pra criar jogos

  • Anônimo
    avatar

    Conforme descrito no artigo, tudo depende da linguagem de programação a ser usada.

  • Marcel  - Perfeito
    avatar

    Parabéns pelo excelente artigo Bruno! Sempre fui apaixonado por vídeo games e nunca achei que fosse possível encará-lo como profissão. Trabalho com comércio internacional e estou seriamente pensando em mudar de ramo. Sei que não ficarei milionário mas trabalhar com games ou ver os personagens que criei na tela seria demais (já tenho alguns roteiros no papel há algum tempo). Adorei o blog e todos os artigos que li só estão me encorajando mais e mais a iniciar o curso de Desenvolvimento de Games (tem aqui em Curitiba). Quem sabe eu consiga mudar de ramo. Pelo que notei eu trabalharia mais com criação e design do que com programação. Mais uma vez, parabéns pelo artigo e parabéns a todos pelo site.

  • Anônimo
    avatar

    Obrigado Marcel!

    É aparentemente o seu perfil é mais na área de arte mesmo ou design.

    Uma boa opção em Curitiba além do curso é o global game jam, pena que é uma vez por ano e o próximo só em janeiro, mas é ótimo para fazer contatos e ganhar um pouco de experiência.

  • marcos  - JOGO DE TABULEIRO EÇETRONICO
    avatar

    BOA TARDE, TENHO UM PROJETO EM PAPEL, MAS NAO SEI OS PRIMEIROS PASSAOS PARA MONTAR, É UM JOGO DE TABULEIRO LETRONICO, COM CIRCUITO, LUZES E SONS, OQUE DEVO FAZER , GOSTARIA DE SABER ALGUEM Q C ESPECIALIZA NESSA AREA PRA Q EU POSSA CONTRATAR PARA TIRAR O MEU PROJETO DO PAPEL.

  • Rhayssa souza  - Como fazer um jogo
    avatar

    Gostaria de saber ccomo é que se faz um jogo... :whistle:

  • Rhayssa souza
    avatar

    E eu jâ tentei e ñ consigoo preciso de ajudar...Por Favor'? :kiss: :dry: :0

  • Anônimo
    avatar

    Rhayssa, este artigo começa com as noções básicas de como é feito um jogo, além deste tem diversos outros artigos no site mostrando passo a passo como fazer um jogo.

  • Vanessa Niely
    avatar

    B)
    Primeira vez que leio um texto que me identifico. Estou precisando desenvolver jogos para minha monografia. E depois que li este texto estou mais que determinada. Se eu consegui te comunico...
    Abraços!!!!

  • Anônimo
    avatar

    Obrigado e boa sorte!

  • ueslei alves  - tei como alguei cria um jogo para mim
    avatar

    Crie um jogo para mim :) jente

  • joao pedro  - joao pedro
    avatar

    eai

  • joao pedro
    avatar

    eai eu entrei hoje

  • Luan Magalhaes  - Muito bom
    avatar

    Bom o artigo mais bruno ? vc ja fez um jogo ?

  • Rafael  - Excelente artigo
    avatar

    Excelente artigo, parabéns!

  • VICTOR PEREIRA
    avatar

    Bruno, gastei mais de 2 anos da minha vida elaborando um super enredo, na qual já defini os esboços de personagens , cronologia, historia, e até mesmo as características de cada personagem. Em fim , tenho praticamente tudo documentado especificamente com um enredo digno de anime.
    como posso faser para que esta historia nao se limite só no papel, há algum meio de apresentar esta ideia, conseguir que algum tipo de empresa avalie meu trabalho ???

  • Luã[Lujon]
    avatar

    Muito interessante! Esses artigos tem me ajudado a expandir a minha visão. Eu realmente fiquei durante semanas com essa dúvida na cabeça: "Qual linguagem devo utilizar?" Quase entrei em desespero porque sem saber comecei a estudar Blitz Basic, depois vi que a documentação e suporte não eram assim tão bem denidos; então fui estudar Actionscript após ter visto um jogo que parecia ter sido criado nesta linguagem(A Luz da Escuridão); posteriormente comecei a estudar Java devido a plataforma Android; enfim, essa falta de informação da minha parte causou isso, e cheguei, ingenuamente, a achar que o conhecimento de C que eu tinha adquirido no passado não me ajudaria a programar jogos, mal sabendo que me forneceria uma base para C++, cujo um livro sobre a linguagem eu tinha em casa, e que essa é uma das linguagens mais utilizadas para se desenvolver games e que são usadas pela indústria triple A.

    Agora percebo que não deveria buscar a linguagem ou ferramenta perfeita. Porém, tudo isso foi útil para o meu aprendizado de certa forma. Por exemplo, estudando Blitz Basic, apesar de ser linguagem estruturada, criei meu primeiro jogo - uma réplica do Pong de Atari -, aprendi sobre colisões, animei meu primeiro personagem com sprites 2D e aprendi usar variáveis estruturadas; com Java, aprendi um pouco de orientação a objetos, implementando classes, objetos, polimorfismo, herança etc.; ActionScript me deu uma visão sobre eventos, sendo que os artigos no portal da Adobe fazem uma boa introdução do mundo de desenvolvimento de jogos.

    Embora não tenha me aprofundado ainda em nenhuma dessas tecnologias que citei, aprendendo o básico, creio que foi importante pra adquirir alguns conceitos e ter uma visão geral sobre parte do assunto. Também percebi que a coisa vai além do que eu imaginava, temos programação, arte, design etc. O.O

    Agora estou estudando novamente C/C++, não por causa do triple A somente, que é um passo muito grande para se dar, mas porque me sinto confortável em aprender C e, agora, C++, que são linguagens de propósito geral, possuem uma boa documentação e suporte, além de ferramentas, bibliotecas etc. escritas nestas linguagens.

    Embora o aprendizado seja mais demorado do que Blitz Basic e, não seja tão simples colocar uma imagem na tela como em Basic, estou confiante de que vou conseguir criar jogos com C/C++ num futuro não tão distante assim.

    Enfim.. Ufa! Escrevi um pergaminho :P

    Obrigado pelo artigo!

    Abs.

    Luã[Lujon]

    P.S. É jogar videogames pra viver!

  • Leonardo  - Gostei
    avatar

    Muito bom

  • Leonardo  - Otimo
    avatar

    Adorei :side:

  • Anônimo
    avatar

    como eu faço para fazer um jogo de ps3 e xbox 360 e tambem como eu faço para que a naughty dog ou a ubisoft ou a sony me patrocinem

  • Anônimo
    avatar

    odiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiieeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Anônimo
    avatar

    droga de siiiiiiiiteeeeee :angry: :angry: :angry: :angry: :angry:

  • Janderson  - Gostei muito
    avatar

    Gostei muito do que você disse, mais me tira uma duvida para um cara como eu que gosta de ficar pensando em criar jogos mais nao sabe nem como começar a programa oque você me indica? onde eu posso aprender a mexer com programação?

  • Source Matter  - Belo Post amigão
    avatar

    Belo artigo amigo, realmente a escolha da engine é fundamental!!
    Nossa equipe está criando aulas/dicas para criação de jogos também, confere lá!

    https://www.facebook.com/sourcematter.st

  • Marcelo  - Para quem não tem ainda a formação necesária
    avatar

    Pessoal, quem tá começando agora e ainda não tem muita noção ou quem já tem noção mais procura alguma coisa mais profissional, eu recomendo unity 5.
    Quem não conhece procure conhecer pois vale a pena mesmo.
    Tem inclusive um treinamento completo muito bom para quem quer montar uma equipe ou até já tem uma. O curso é pago claro mas vale muito a pena mesmo, até porque você sai do curso com seu projeto pronto pra venda e depois pode recuperar o que investiu aprendendo.
    Quem se interessar dá uma olhadinha nesse vídeo aqui https://youtu.be/_DeJRoyMF0Q

  • fernando olivs
    avatar

    gostei :cheer:

  • Anônimo
    avatar

    me dis o site pra eu baixar o programa de fazer jogs o blender
    :dry:

  • wings io
    avatar

    Thanks for the information you brought to us. They are very interesting and new. Look forward to reading more useful and new articles from you!

  • leonardo  - Ajudinha
    avatar

    Preciso baixar esses arquivos para começar a criar o meu Game?

  • Anthony Ribeiro Da Silva Souza  - me ajuda
    avatar

    Tenho 12 anos que fazer jogos por onde começo :(

Escrever um comentário
Your Contact Details:
Gravatar enabled
Comentário:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch::(:shock:
:X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):S:!::?::idea::arrow:
Security
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
LAST_UPDATED2  

Busca

Linguagens

Twitter