Ponto V!

Vinícius Godoy de Mendonça
Roadmap JavaImprimir
Escrito por Vinícius Godoy de Mendonça

Nesse site, esperamos que você tenha um conhecimento básico sobre a linguagem Java. Se esse não for o seu caso, sugerimos a leitura de algum material descrito nesse artigo. Chamamos por conhecimento básico, todo conhecimento necessário para obter-se a certificação SCJP: sintaxe da linguagem, tratamento de exceções, criação de classes, threads, generics e collections.

Para quem está começando

Começar é um passo difícil. É importante escolher um livro didático. Qualquer um dos livros abaixo é assim, basta escolher um deles.

Use a cabeça – Java!, da Kathy Sierra – Se você gosta de um livro descontraído, didático, com de figuras e exercícios, esse é o seu livro. Cobre todo conteúdo necessário para uma certificação Java. Entretanto, se você domina em inglês, recomendamos que escolha a versão americana Head First Java , já que a versão brasileira é famosa por alguns erros de tradução.

Core Java , do Cay Horstmann – Se você já programa em C++ e gostaria de mudar de linguagem, o Core Java é a literatura mais indicada. Além de ser muito mais direto que o Use a Cabeça, o livro trás dicas específicas para programadores C++, ele também de esclarecer alguns detalhes sobre as diferenças das duas linguagens. O livro é dividido em dois volumes: básico e avançado(Core Java, Vol. 2 ). No volume básico, trata-se dos conceitos da linguagem envolvidos no SCJP. No avançado, fala-se de algumas APIs importantes (a maioria interessante para jogos). Ambos os livros são recomendados.

Apostila de Java da Caelum – A Caelum é uma escola localizada em São Paulo, mantenedora de um dos principais fóruns de Java do Brasil, o GUJ. Ela disponibiliza uma série de apostilas de Java completamente de graça. Para acompanhar os artigos desse site, você deverá seguir a apostila de java básico e orientação à objetos, FJ-11. É desejável também a apostila de estrutura de dados, CS14. Você pode baixa-las do próprio site da Caelum.

Material oficial da Sun: A Sun disponibiliza muito material oficial para estudo. Desde os javadocs da API, até artigos sobre conceitos básicos, collections, java 2D, java sound, entre outros. Confira o Java Really Big Index, para a lista completa. É uma literatura gratuita, de boa qualidade e oficial.

Todos esses materiais trarão à você os conhecimentos necessários para acompanhar o Ponto V!. Entretanto, caso tenha se entusiasmado com a tecnologia, e queira ir mais à fundo, a seguinte literatura também é recomendada.

Para quem já sabe Java

Os livros citados aqui não tratam de uma tecnologia específica relacionada ao Java, como web-services ou mesmo jogos. São destinados a programadores que querem um conhecimento mais profundo da linguagem, capaz de utiliza-lo em qualquer área (web, desktop ou games).

Effective Java , do Joshua Bloch: Definitivamente, um dos livros mais importantes sobre a linguagem Java. Esclarece uma série de boas práticas e orienta o programador a respeito de erros comuns de programação. Um livro que deve obrigatoriamente estar na prateleira de qualquer um que queira se aperfeiçoar na linguagem. O livro também está disponível em português, com o nome "Java Efetivo".

Refactoring , do Martin Fowler: Não se trata de um livro de Java, mas de um livro de boas práticas de programação. Sobre como escrever código limpo e elegante. O livro em si apresenta um longo catálogo de refatorações, boa parte delas já automatizadas pelas IDEs. Entretanto, a leitura dos primeiros capítulos é o ponto mais forte do livro, onde o autor explica onde e quanto refatorar.

Use a cabeça – Padrões de Projeto: Padrões de projeto são soluções comuns para problemas comuns, bem documentadas e providas de um nome. Eles enriquecem muito o vocabulário de um bom programador. A API do Java é fortemente baseada nesses padrões. Novamente, caso você domine o inglês, dê preferência para o livro original:Head First Design Patterns .

Java Concurrency in Practice , do Brian Goetz: Um dos melhores livros sobre multi-threading e Java, escrito por ninguém menos do que o criador da linguagem.

Publicações do Brian Goetz: Brian Goetz também publica uma série de artigos sobre a linguagem, principalmente no site da IBM. Aborda temas diversos, como concorrência, tratamento de exceções, benchmarks e funcionamento da VM. A leitura é recomendada, e um índice das publicações pode ser encontrada no próprio site do Brian Goetz. A maior parte é gratuita, ou exige apenas que você faça um cadastro igualmente não pago no site da IBM.


Comentários (10)
  • Lucas R.
    avatar

    Os livros do Deitel, How to Program, não são recomendados?

  • Vinícius Godoy de Mendonça
    avatar

    Os livros do Deitel dividem opiniões. Quem gosta de textos mais longos e extremamente (e põe extremamente nisso) explicativos, exemplos elaborados, linha-a-linha, gosta do livro.

    Ele também não tem nenhum tipo de enfoque em certificação, mas dá dicas melhores sobres boas práticas de programação.


    Mas no geral, tenho percebido que o pessoal se dá melhor mesmo com os livros da Kathy.

    O fato é que os livros de Java dele não são tão bons quanto os de C++. Por isso não o inclui nesse roadmap.

  • wesley carlos  - Apenas perguntanto
    avatar

    Olá Vinícius , tudo bem ? Conheci este site esta semana fazendo umas pesquisas para jogos, pois preciso desenvolver algo simples para o início do próximo ano, achei muito interessante o conteúdo que encontrei aqui , é de impressionar! Um tempo atrás conheci o site da softblue ( www.softblue.com.br ) e aprendi muito desde então estudando também apostilas da caelum , deitel e programação em java do Rui Rossi.

    A minha pergunta é , você nunca pensou em desenvolver um site de curso online ensinando a criar jogos ou até mesmo escrever um livro sobre o assunto? Tipo , começando do básico até um nível um pouco mais avançado , ensinando detalhes , levantando observações ; Apenas achei que seria interessante.
    e parabéns , o conteúdo aqui é fantástico!

  • ViniGodoy
    avatar

    Fico feliz que você gostou do site. Eu tenho planos de escrever um livro sobre o assunto.

    Sobre o site de conteúdo educacional, é a idéia desse site aqui. O difícil é apenas arranjar tempo. Eu trabalho em 2 locais e ainda faço mestrado.

  • Lucas Rinaldi
    avatar

    As apostilas da Caelum são realmente muito boas, recomendo pra quem está começando no Java.

    Eu queria a apostila Fj-16 da Caelum, pena que é só para alunos e ex-alunos. :(

  • raneves
    avatar

    vlw a dica, vini!

  • jaco de lima  - Lucas ta ai o site pra baixar o fj-16 do caelum
    avatar

    http://www.4shared.com/office/dgo-QRRY/caelum_-_fj-16_laboratrio_ja va.html

  • thiago Santos  - Obrigado
    avatar

    Vinícius, valeu pelas dicas. Isso me ajudou muito. Apoio a ideia do livro pra jogos. :)

  • Anônimo
    avatar

    yuti :unsure: l :un :woohoo: :woohoo: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
    :P sure: :unsure: l hhhhhhhhhhhhhhggggg :) gg :side: gggg :X ggg :X gg :X g :X ggg :X gggggggggggggggggg :confused: ggg :0 ggg :0 ggggggg :0 gg :unsure: gggggggggjhtjkrk. ;~~~~pç8 ç90 :woohoo: :woohoo: ç :evil: :evil: :angry: :side: :) :) m :woohoo: :!: mmmm :idea: mm :arrow: mmm :arrow: mmmmmmmmmmmmm :lol: mmm :dry: mm :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: :evil: B) :confused: :0 :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :angry: :X :X :X :X :X :X :X :X :X hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhneqg234t54uyh76e4uy7jhy7uj6he4 :) 7 :side: 7yu :side: :side: :side: :side: :side: :0 :0 :angry: :cheer: :cheer: :0 :confused: B) B) B) :silly: :dry: :kiss: :kiss: :D :D :pinch: :( :shock: :shock: :arrow: :arrow: :S :huh: :huh: :whistle: :?: :?: :!: :!: :idea: :idea: :arrow: :whistle: :huh: :whistle: ;) :huh: :woohoo: :woohoo: :P :P

  • Victor
    avatar

    Esses livros ainda são recomendados atualmente? Vi que o livro Use a Cabeça! Java é de 2005, ainda assim é útil ou tem outros melhores atualmente?

Escrever um comentário
Your Contact Details:
Gravatar enabled
Comentário:
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img]   
:angry::0:confused::cheer:B):evil::silly::dry::lol::kiss::D:pinch::(:shock:
:X:side::):P:unsure::woohoo::huh::whistle:;):S:!::?::idea::arrow:
Security
Por favor coloque o código anti-spam que você lê na imagem.
LAST_UPDATED2  

Busca

Linguagens

Twitter